sábado, 7 de março de 2009

Projeto Bandas SC em cartilha


Projeto Bandas SC em cartilha
Livreto lançado pela FCC traz detalhes sobre atividades realizadas pelo programa

Foi lançada, no começo de 2009, a cartilha do Projeto Bandas SC 2008. O livreto do projeto, que tem apoio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), é resultado de mais um ano de trabalhos na área musical em Santa Catarina. A cartilha será distribuída gratuitamente para as bandas cadastradas no projeto. O cadastro pode ser feito no site da FCC (www.fcc.sc.gov.br), no link Downloads.

O projeto ofereceu oficinas de orientação e planejamento específicos para Bandas de Música Civil, Militar e Escolar (fanfarras), abrangendo todas as modalidades. As ações do projeto foram realizadas em 15 municípios onde existem bandas de música em atividade e suas respectivas regiões de abrangência. Nesse processo, foram formados 244 novos gestores de 180 bandas em 80 municípios. O projeto administra o Programa Nacional de Bandas de Música da Funarte/MinC no estado.

Com 90 páginas, a cartilha contém, em detalhes, todas as ações realizadas pelo projeto e traz um relatório sobre as diversas fases de execução, oficinas realizadas e demais etapas. O livreto traz, ainda, um manual prático que ensina passo a passo como fazer a manutenção dos instrumentos e resolução de problemas mais freqüentes relacionados ao cuidado e preservação dos aparelhos musicais. Há, também, um guia com as nomenclaturas dos principais instrumentos que compõem uma banda.

O projeto, apoiado pela Associação de Amigos do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (AAMISSC), tem, entre seus principais objetivos: manter atualizados os dados do programa por meio de cadastramento e coleta de informações das 121 bandas catarinenses; garantir o aproveitamento de recursos públicos; fazer com que cada município consiga manter sua corporação, criando formas de manutenção por meio de parcerias e busca de recursos; orientar as comunidades sobre a criação das bandas escolares; instalar oficinas de reparo de instrumentos de sopro em percussão que atendam as bandas em suas respectivas regiões. Todas essas ações vêm sendo desenvolvidas em conjunto, buscando a inclusão das corporações musicais – existem 600 delas em Santa Catarina, num total de 50 mil músicos – e a manutenção das tradições e da cultura imaterial do estado.

Sob coordenadoria de Neiva Ortega, responsável desde 1999 pelo Programa Nacional de Bandas de Música da Funarte/MinC em Santa Catarina, o projeto reativou sua parceria com a Fundação Catarinense de Cultura em 2004. Desde então, também com o apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, vem reforçando seu papel no incentivo e aprimoramento técnico das bandas de todo o estado, estimulando jovens e crianças ao interesse da boa música brasileira.

Informações: (48) 3953-2328 / projbandas@fcc.sc.gov.br

Nenhum comentário: