sábado, 7 de março de 2009

Pré-estreia Documentário Maciço

Projeto contemplado no Edital Cinemateca Catarinense / Fundação Catarinense de Cultura, Maciço é um documentário sobre Florianópolis. Mais ainda, sobre uma Florianópolis invisível.
A idéia do filme partiu do diretor Pedro MC, quando começou a contrapor a imagem forjada na mídia dos morros da capital, com a imagem inventada da capital, de cidade estritamente turística com melhor qualidade de vida do país.
Com pesquisa, entrevistas e co-produção de Karen Christine Rechia, doutoranda em História do Brasil na Unicamp, o projeto foi iniciado em 2004, e cinco anos depois tem a primeira exibição, com entrada franca no Cinema do CIC, nesta terça-feira dia 10 de março.
"O maior desafio foi criar uma linha narrativa capaz de abranger tanta diversidade" - conta Luciano Burin, roteirista do projeto, se referindo à escolha da equipe em registrar as 17 comunidades que compõem do Maciço do Morro da Cruz. "Montamos uma diretriz que tanto dá espaço para história de vida dos entrevistados quanto à idéia de pertencimento à cidade", completa.
Foram captadas 102 horas de imagem para um filme de 79 minutos. "Entre um ano de decupagem detalhada mais um ano de edição, conseguimos chegar a um formato onde a linguagem é simples e encadeada, dando força às falas dos personagens" afirma Yannet Briggiler, montadora do documentário.
A produção contou com o apoio dos próprios moradores, que frequentemente se ofereciam para carregar o equipamento, segurar o rebatedor, tirar fotos e mexer numa das filmadoras. "O morro tem fome, muita fome de filmar, de contar histórias, de falar e ser ouvido" revela Pedro MC.
Para o cineasta, o documentário tem uma finalidade maior, que é exatamente ampliar as fronteiras do audiovisual. "Neste filme, a contrapartida social não está no tema focado em si, mas justamente na própria realização do mesmo, e é assim que deve ser com qualquer filme de ficção, animação ou documentário: a contrapartida é cultural".
Como dispositivo de filmagem, foram realizados encontros da equipe com moradores dos morros, ora em entrevistas pré-marcadas ora com personagens escolhidos ao acaso, "dessa forma criando o que se pode chamar de uma maior 'fluorescência' nos depoimentos, flertando com o chamado cinema direto, ou cinema verdade".
Dentro de toda essa diversidade de escolhas, a que se sobressaiu foi a de não filtrar os depoimentos, respeitando o tempo de cada personagem, seja ela criança ou idoso. "Questões como o acesso à cultura e os meios de produção acabam sendo mais importantes do que a problemática do tráfico e a relação com a polícia" - avalia o diretor. "Ainda tivemos a escolha de entrevistar apenas moradores da região, sem depoimentos de sociólogos ou especialistas que lá não vivem".
É um filme portanto sobre uma parcela da população que vive na região mais central de Florianópolis e ainda sim é considerada periférica, e que com certeza demanda muito mais política social de acesso à cultura e esporte, do que, como se pretende fazer, de turismo.

SERVIÇO
O QUE: Pré-estreia do Documentário MACIÇO
QUANDO: Terça-feira, dia 10 de Março de 2009
ONDE: Cinema do CIC (Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600)
QUANTO: Entrada Franca
DURAÇÃO: 79 minutos
SESSÕES: 19h para convidados e 21h livre

EQUIPE
Direção Pedro MC
Roteiro Luciano Burin
Entrevistas Karen C. Rechia
Produção Karen C. Rechia & Pedro MC
Assistente Produção Shaumi Wolmer
Fotografia Diego Canarin & Pedro MC
Som Direto Douglas Vianna
Montagem e Animação Yannet Briggiler
Edição de Som Rodrigo Amboni
Decupagem Marcelo Silva & Shaumi Wolmer
Produção Cizânia Filmes
Co-Produção Omago Arte Audiovisual
Apoio Equipamento FUNCINE

ALGUNS ENTREVISTADOS
Padre Vilson Groh
Cristiana Tramonte
Dona Uda (Monte Serrat)
Seu Slivio (Clube do 25)

CONTATOS
Pedro MC pedromc@terra. com.br (48) 3025.5375 e 8405.5375

Nenhum comentário: