sábado, 7 de março de 2009

Instituto Cervantes começa atividade cultural

Instituto Cervantes começa atividade cultural

No intuito de divulgar a língua espanhola e a cultura em espanhol, o Instituto Cervantes de Florianópolis começa em março de 2009 suas atividade culturais. Graças as parcerias estabelecidas com a Fundação Catarinense de Cultura, a Universidade Federal de Santa Catarina e a Fundação Cultural BADESC, o Instituto Cervantes oferecerá em Florianópolis um extenso programa de atividades musicais, literárias y cinematográficas da Espanha e Hispanoamérica.
PROGRAMAÇÃO
10 março, 20h
MÚSICA
Ciclo guitarrísimo
José María Gallardo del Rey
Teatro Álvaro de Carvalho
Rua Marechal Guilherme, 26
Entrada franca
Sujeito a lotação da sala – retirar ingressos com 1 hora de antecedência

PROGRAMA
Gaspar SANZ ……………………………………………………...………..… Danzas Españolas *
Santiago DE MURCIA …………………………………… Tocata en la manera de Corelli *
José María GALLARDO DEL REY ……………………………………..……….…. Lorca Suite

Astor PIAZZOLLA ……………………………………………… Tres Piezas del Nuevo Tango *
José María GALLARDO DEL REY ..…………………….Fantasía sobre temas de Iberia
José María GALLARDO DEL REY………………………………………………….……… Rosales

* Versión de José María Gallardo

José María Gallardo del Rey
O violonista e compositor sevilhano José María Gallardo del Rey recupera uma tradição esquecida pelos violonistas em geral há quase um século: a de associar em suas apresentações obras tradicionais do repertório com composições próprias.
Para o recital no Instituto Cervantes de Florianópolis, Gallardo Del Rey escolheu obras escritas originalmente para violão barroco por dois de seus principais compositores, Gaspar Sanz e Santiago de Murcia. Continuando a apresentação, serão interpretadas obras próprias baseadas também na tradição do cancioneiro ibérico, em releituras das obras tradicionais recolhidas pelo grande poeta Federico García Lorca. Outras composições próprias além de um arranjo do próprio violonista de obras de Astor Piazzolla encerram o programa.
José María Gallardo del Rey extrapola os limites do violão clássico, colaborando frequentemente com músicos de jazz, ópera, balé e teatro. Atua também como diretor de orquestra e compositor, sendo fundador e diretor musical do septeto La Maestranza. Faz apresentações por toda a Ásia e Austrália e em 2008 colaborou na produção Pasión Española, com Plácido Domingo e a Orquesta de la Comunidad de Madrid.

O ciclo guitarrísimo
O ciclo guitarrísimo do Instituto Cervantes começou em 1998 na sua sede de Munique (Alemanha) e se espalhou por várias das cidades do mundo nas quais o Instituto está presente.
O ciclo apresenta os principais intérpretes e repertórios para violão e instrumentos afins da Espanha e Hispanoamérica, países que tem, como o Brasil, o violão como um instrumento profundamente enraizado nas suas culturas musicais.
Teatro Álvaro de Carvalho
Rua Marechal Guilherme, 26
Entrada franca
Sujeito a lotação da sala – retirar ingressos com 1 hora de antecedência
Em parceria com a Fundação Catarinense de Cultura

Nenhum comentário: