segunda-feira, 2 de março de 2009

Exposição apresenta Machado de Assis e Guimarães Rosa de forma lúdica


Exposição apresenta Machado de Assis e Guimarães Rosa de forma lúdica

Ser.Tão.Mar.Ser.Tão.Rio é a exposição que ocupa o Museu Hassis, em Florianópolis, até 16 de março. Apresentando Machado de Assis e Guimarães Rosa de forma lúdica e acessível a todas as idades, a mostra é um diálogo entre os romancistas e com o público. O escritor catarinense Carlos Henrique Schroeder assina o roteiro da exibição, enquanto os elementos visuais ficam a cargo a artista plástica Fabiana Wielewicki.
Wielewicki tirou do texto de Schroeder os três tópicos que dão corpo à exposição: a paisagem, o retrato e o espelho. "A paisagem não faz referência a nenhum lugar específico. É uma paisagem imaginada com muito céu azul e horizonte aberto – como nos contos de Guimarães de Primeiras Estorias (1962). Nos contos de Machado, a paisagem e os ambientes são mencionados com economia de detalhes, pois os personagens são o foco da narrativa", explica a artista.
Para a projeção que integra a mostra, os contos "O espelho" de Machado de Assis (Papéis Avulsos, 1882) e "O espelho" de Guimarães Rosa (Primeiras Estórias, 1962) foram pontos de partida. "As conversas se entrelaçam num jogo de identidade e alteridade, de reflexo e opacidade. O espectador poderá ver seu reflexo em diferentes ângulos do percurso. Poderá refletir-se na paisagem, no retrato, na infância, na loucura e em cada conversa", comenta Fabiana.
A exposição está dividida em quatro partes: A Primeira Flor, sobre a infância dos escritores; Infância é Coisa, Coisa, sobre contos dos escritores que citam a infância e adolescência; O Continente, que aborda os temas explorados por ambos como a loucura e a natureza humana; e Brasileiros e Universais. Também fazem parte do evento oficinas com Carlos Schroeder, abertas a leitores de todas as idades, e que vão investigar o caminhar criativo e as potencialidades da prosa dos dois autores e seus reflexos na literatura brasileira.
Ser.Tão.Mar.Ser.Tão.Rio vai percorrer 16 cidades catarinenses até 2011, passando por todas as unidades do SESC no estado. O município de estréia foi Tubarão, em março de 2008, de onde a mostra seguiu para Lages, Criciúma e Concórdia. Além de Florianópolis, a exposição vai passar por Brusque, Itajaí e Xanxerê neste ano.
Fabiana Feronha Wielewicki nasceu em Londrina, no Paraná, em 1977 e formou-se em artes plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina, em 2001. Atualmente coordena o Centro Cultural Arquipélago (com as artistas Aline Dias e Letícia Cardoso). Carlos Henrique Schroeder é autor de livros e diversas peças de teatro, além de ser editor da Design Editora e diretor-executivo da Editora da Associação de Escritores de Jaraguá do Sul.
ServiçoO quê: exposição Ser.Tão.Mar.Ser.Tão.Rio
Onde: Museu Hassis Rua Luiz da Costa Freylesben, 87 (próximo ao edifício do DC), Itaguaçu - Florianópolis 48 3348.7370Quando: de 02/02 a 16/03, das 8h às 18h30h, de segunda a sexta-feiraEvento gratuito e aberto ao público
O quê: Oficina "machado@guimarães", com Carlos SchroederQuando: 10 de fevereiro, das 18h às 22hQuanto: gratuitoOnde: Fundação Hassis Rua Luiz da Costa Freylesben, 87 (próximo ao edifício do DC), Itaguaçu - Florianópolis 48 3348.7370Inscrições: SESC Prainha - Rua Travessa Syriaco Atherino, 100 - 48 3229.2200Vagas limitadas
O quê: Oficina "Veredas: Machado e Guimarães na sala de aula", com Carlos SchroederQuando: 11 e 12 de fevereiro, das 18h às 22hOnde: Fundação Hassis Rua Luiz da Costa Freylesben, 87 (próximo ao edifício do DC), Itaguaçu - Florianópolis 48 3348.7370Inscrições: SESC Prainha - Rua Travessa Syriaco Atherino, 100 - 48 3229.2200Vagas limitadas

Nenhum comentário: