quarta-feira, 24 de setembro de 2008

UDESC e UFSC apresentam arte do século XXI em grande evento


UDESC e UFSC apresentam arte do século XXI em grande evento

De 22 a 26 de setembro de 2008, será realizada a “Semana Ousada de Artes UFSC – UDESC”, iniciativa que apresenta o que há de novo e inusitado na arte. Organizada pela Secretaria de Cultura e Arte da universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (PROEX) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), a ‘Semana Ousada’ mostra um caleidoscópio contemporâneo do que se denomina arte no século XXI.
O evento promove oficinas de artes gratuitas e abertas à comunidade. “São 800 vagas disponíveis à participação pública. Com linguagens e conteúdos inovadores, as oficinas devem atingir estudantes, professores e servidores e sociedade em geral”, contam os organizadores.
A oficina do poeta Douglas Diegues, acerca do Portunhol Selvagem, está entre os exemplos do que é inovador e irreverente. De acordo com Diegues “El portunhol selvagem incorpora, além de portunhol normal, el guarani y el guaranhol y miles de palabras derivadas de las 16 (ou mais) culturas ancestraes que habitam el território paraguayensis y demais lenguas de toda la Globolândia... Nunca será propriedade exclusiva de ninguém nem ningum Estado. Es um invento sem dono. Nasceu del amor entre Céu y Tierra”, explica Diegues.
“A Semana Ousada de Artes visa, não apenas a recepção sensível, mas igualmente sua apreensão conceitual”, completa Claudia Messores, da PROEX. Esta primeira edição da ‘Semana Ousada’ inclui intervenções de artes visuais, com nomes de destaque na área como Antonio Vargas, Fernando Lindote, Flávia Fernandes, José Maria Dias Cruz e Renato Menezes Velasco.
O cinema, por sua vez, está presente através das obras de Zeca Pires e Sylvio Back e dos curtas produzidos pelos alunos dos Cursos de Cinema da UFSC e UNISUL. A Semana Ousada vai exibir, ainda, o curta metragem "Jango em Três Atos", dirigido pelo cineasta e jornalista Deraldo Goulart. O filme mostra a vida, o governo e o exílio do ex-presidente brasileiro Joáo Goulart (Jango) no Uruguai e na Argentina e apresenta depoimentos que revelam como as ditaduras agiram de modo coordenado na América do Sul. A película mostra, ainda, o encontro do agente secreto que espionou a família Goulart, com o filho do ex-presidente, João Vicente Goulart. A filósofa Márcia Tiburi também participa do evento com debate “O que é Estética Hoje?”. O corpo pós-humano é o tema do debate com poeta Sérgio Medeiros, aliado às reflexões sobre o belo e sublime de do artista Vinicius Figueiredo. Além disso, o panorama do teatro atual feito em Santa Catarina, terá lugar na mostra com peças instigantes tais como Vermelho, Vermelho e Crimes Delicados. E a música contemporânea será apresentada pelo seu viés erudito e popular, com destaque para o show de Arrigo Barnabé e Tetê Espíndola. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.
Endereços dos locais das apresentações CEART UDESC- Avenida. Madre Benvenuta, n. 1907 - Itacorubi Centro de Cultura e Eventos da UFSC - Campus Universitário - TrindadeCentro Integrado de Cultura – CIC - Avenida Governador Irineu Bornhausen, n. 5600 - AgronômicaFAED UDESC - Avenida. Madre Benvenuta, n. 2007 - Itacorubi Igrejinha UFSC - Praça Santos Dumont - TrindadeMuseu da Escola Catarinense - Rua: Saldanha Marinho, 196 - Centro Teatro da UFSC - Praça Santos Dumont - TrindadeESAG UDESC - Avenida. Madre Benvenuta, n. 2037 - Itacorubi
ServiçoO quê: Semana Ousada de Artes UFSC UDESCQuando: 22 a 26 de setembroComo: Atividades artísticas e culturais abertas ao públicoLocal: Ver programação completa no site: semanaousada.ufsc.udesc.brEntrada franca* As oficinas são gratuitas e as inscrições devem ser feitas pessoalmente na Secretaria de Cultura e Arte/UFSC localizada no 2º andar do Prédio da Editora da UFSC no Campus Universitário,Trindade. Fones:(48) 331 9408 / 331 9605 / 331 9686 Mais informações pelo e-mail ousadaufscudesc@ufsc.br , pelo telefone 3721 9279 ou pelosite: semanaousada.ufsc.udesc.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Aos responsáveis

Temos um pequeno website cultural:

http://www.sunrisemusics.com

E seria uma honra se o visitassem e deixassem comentários, críticas e sugestões em Fale Conosco.

Não tenham receio em relação ao link, mas caso persista alguma dúvida digitem SUNRISE MUSICS no Google que nosso site será o primeiro a ser apresentado.

Abraço
Daniel