quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Seminário "cena/performatividade - diálogos" reúne especialistas em teatro na UDESC


Seminário "cena/performatividade - diálogos" reúne especialistas em teatro na UDESC

O grupo de estudos inter-textos, do Programa de Pós-Graduação em Teatro da UDESC, promove o seminário avançado "cena/performatividade - diálogos", entre os dias 29 de setembro e 2 de outubro. O evento, realizado no Centro de Artes da Universidade do Estado, reúne especialistas para atividades internas e externas ao grupo.
Os convidados realizam atividades ligadas à pesquisa, e também ministram palestras abertas à comunidade, como forma de reciclagem em relação a temas que cruzam o horizonte da cena atual. As questões centrais abordadas dizem respeito à performatividade, ao dialogismo e à memória. São áreas interdisciplinares que manifestam, no entrecruzamento de suas propostas, alguns focos centrais nos estudos contemporâneos das artes cênicas.
Integram o seminário: Mariângela Alves de Lima, crítica teatral do jornal O Estado de São Paulo e uma das organizadoras do "Dicionário do Teatro Brasileiro" (Perspectiva, 2006); Walter Lima Torres, doutor pela Université de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) e dedicado ao estudo da encenação e à pesquisa histórica de imagens; Evelyn Furquim Werneck Lima, arquiteta e pós-doutora em História do Espetáculo pela Université de Paris X (Nanterre), integrante do Centro de Pesquisas da instituição; e Elena Vássina, doutora e pós-doutora em Teoria da Arte pelo Instituto Estatal de Pesquisa da Arte de Moscou, professora da FFLCH-USP e atuante na linha de pesquisa Semiótica da Cultura Russa.
O seminário "cena/performatividade - diálogos" é realizado com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Teatro do Centro de Artes (PPGT/CEART) da UDESC. Criado em 2002, o PPGT/CEART oferece cursos de mestrado e doutorado.
Performatividade, dialogismo e memória
O termo performatividade, nascido e desenvolvido entre os estudos da performance, indica um "fazer como", um "fazer fazendo como". Designa as relações de simulação estabelecidas entre o autor/ator/performer com o real - quer através de recursos ficcionais quer auto-induzidos, visando iludir/fazer crer/enganar o espectador e/ou a si mesmo através de simulações.
O dialogismo é uma noção central no pensamento de M. Bakhtin e está na base da intertextualidade em todas suas manifestações. A noção de dialogismo originou-se da primitiva "forma diálogo" - conversa entre duas pessoas - mas expandiu-se e se metaforizou, alcançando o real funcionamento das linguagens e das atuações sociais, abarcando o conjunto das relações humanas, o que o projeta como a estrutura mesma da arquitetônica social. Ela é, portanto, estruturalmente responsiva, tensionada, mobilizada através de confrontos e reações entre seres, coisas e realidades.
Memória implica em arquivo, banco de dados, repertório - oral ou escrito. Questão interdisciplinar que abarca diversos saberes humanos, a memória se mostra motivo de disputa social: tornar-se senhor da memória e do esquecimento é uma das grandes preocupações das classes, dos grupos, dos indivíduos que dominaram ou dominam as sociedades. Os esquecimentos e os silêncios da história são reveladores destes mecanismos de manipulação da memória coletiva. Dentre as muitas e variadas acepções de memória, nos interessam aqui aquelas ligadas à memória social, a base sobre a qual se inscrevem as concatenações dos atos, das performances.
Serviço:O quê: seminário avançado "cena/performatividade - diálogos"Quando: de 29 de agosto a 3 de setembro, às 14h30 para o público geralOnde: Auditório do Bloco Amarelo Centro de Artes da UDESC Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi - Florianópolis 3321.8353Evento gratuitoMais informações: PPGT +55 48 3321.8353
Comissão Organizadora: Grupo Inter-TextosDocentes: Prof. Dr. Edélcio Mostaço Profa. Dra. Isabel Orofino Profa. Dra. Vera Collaço Prof. Dr. Stephan Baumgärtel Acadêmicas Bolsistas: Ana Luiza da Luz Elisza Peressoni Ribeiro Heloisa Marina da Silva Lívia Sudare Rosane Faraco Santolin
ProgramaçãoSegunda, 29/0914h30 - Mariângela Alves de LimaPalestra: Arquivos etéreos
Terça, 1°/1014,30 - Evelyn Furquim Werneck LimaPalestra - ESPAÇO TEATRAL, MEMÓRIA e PERFORMATISMO - algumas relações na história do espetáculo.
Quarta, 02/1014,30 - Walter Lima TorresPalestra - Cultura e Prática Teatral: os procedimentos do ensaiador, do diretore do encenador.
Quinta, 03/1014h30 - Elena VássinaPalestra: Dialogismo: de conceitos teóricos à pratica teatral.

Nenhum comentário: