terça-feira, 9 de setembro de 2008

Quinta-feira é dia de cultura alemã e brasileira no 10º Encontro das Nações

Quinta-feira é dia de cultura alemã e brasileira no 10º Encontro das Nações

O terceiro dia de programação do 10º Encontro das Nações, na quinta-feira, dia 11, começa às 10h30 com um debate sobre a cultura germânica em Santa Catarina. Na hora do almoço, é a vez da Banda Alemã Haussmusikanten subir ao palco e trazer ao público a alegria das festas germânicas. A Haussmusikanten é uma banda de música típica alemã. Formada por empresários, profissionais liberais e aposentados, sendo eles pais, filhos e amigos, os integrantes possuem uma vontade em comum: preservar a herança musical dos antepassados alemães. Os jovens músicos têm de 40 a 80 anos, e estão preparando um CD com pérolas da música tradicional alemã. O termo "haussmusikanten" está relacionado com os músicos de uma vila que cantam em missas, cultos e coros, além de animar as festas promovidas pela comunidade.

Às 16 horas, haverá exibição de filme e, depois, um debate sobre os 180 anos da imigração alemã em Santa Catarina. Para dar continuidade ao mosaico cultural já característico do evento, o Grupo Folclórico Luar do Sertão se apresenta às 18 horas trazendo a alegria da cultura do Ceará, com um espetáculo que reúne e recria mais de uma dezena de danças presentes nas manifestações coletivas da dança cearense, e por meio da música e da coreografia, repassa a história e a cultura consolidada do estado. O Grupo existe desde 1973 e congrega vários estudantes e professores dedicados ao folclore cearense e de outros recantos do Brasil. Em 2005, o Grupo se tornou o Centro de Danças Folclóricas Luar do Sertão, entidade que tem como objetivo pesquisar, divulgar e preservar a arte e a cultura popular brasileira, especialmente a cearense, através das diversas manifestações folclóricas.

Após a apresentação do Grupo Luar do Sertão haverá mais uma apresentação com o Grupo de Dança Folclórica Alemã Gnadental, vindo de Angelina, Santa Catarina. Em seguida, se apresenta outro grupo de dança, o Kleine Tänzer, de São Bonifácio.Criado em 1998, com o intuito de preservar e resgatar a cultura dos antepassados alemães vindos da região da Westphalia em 1864, o Grupo Folclórico Kleine Tänzer conta com 52 integrantes, divididos nas categorias mirim, infantil, juvenil e adulto, e coordenados pelo professor Roberto Feuser. Nas apresentações, as danças folclóricas e o coral resgatam um pouco da cultura alemã da região. Para fechar a noite, volta ao palco a animação da banda Haussmusikanten.

Dia 11 de setembro - Cultura Alemã

10h30min - Debate: cultura germânica em Santa Catarina
12h - Música no Pavilhão da Gastronomia: Banda Alemã HaussmusikantenFlorianópolis/ SC
16h - Exibição de filme e Debate: 180 Anos da Imigração Alemã em Santa Catarina
18h - Grupo Folclórico Luar do Sertão e PingoFortaleza/CE
19h30min - Grupo de Dança Folclórica Alemã Gnadental (9909-1023)Angelina/SC
20h - Grupo Folclórico Kleine TänzerSão Bonifácio/SC
20h30min - Banda Alemã HaussmusikantenFlorianópolis/ SC

Nenhum comentário: