domingo, 10 de agosto de 2008

OS PANORAMAS PERDIDOS DE VICTOR MEIRELLES


OS PANORAMAS PERDIDOS DE VICTOR MEIRELLES
com Mário César Coelho

Estudo para o Panorama do Rio de Janeiro - Entrada da Barra, ca.1885. Acervo MNBA/IPHAN.

18 e 19 de agosto de 2008 das 14h às 17hSala Multiuso do Museu Victor Meirelles
Na semana de 18 a 22 de agosto de 2008, o Museu Victor Meirelles oferecerá uma programação especial em comemoração ao aniversário de 176 anos do nascimento do pintor.
Nos dias 18 e 19 de agosto, das 14h às 17h, Mário César Coelho ministrará a oficina teórica: Os Panoramas Perdidos de Victor Meirelles baseado na tese de doutorado defendida em 2007 no Programa de Pós-Graduação em História da UFSC. O Panorama é uma forma de pintura exposta numa arquitetura circular, chamada de rotunda, especialmente projetada para este fim e que foi bastante popular no século XIX, mas não teve muita legibilidade na história da pintura. Ao optar por realizar Panoramas, Meirelles seguiu a tendência de uma pintura monumental que mantinha, de alguma maneira, uma relação com o gênero histórico e a longa tradição da pintura de paisagem.
18 de agosto:Arquitetura de Panoramas no século XIXTemas dos Panoramas: paisagens e batalhasMeirelles: um pintor de PanoramasPanorama circular do Rio de Janeiro
19 de agosto:Panorama circular do Rio de Janeiro no BrasilPanorama da Revolta da ArmadaPanorama do Descobrimento do BrasilOs Panoramas perdidos
Sobre o ministrante: Mário César Coelho, arquiteto, professor do Departamento de Expressão Gráfica e credenciado no Programa de Pós-Graduação em História da UFSC.
Inteiramente gratuita, tem como público-alvo historiadores, estudantes, críticos, pesquisadores, artistas, jornalistas e demais interessados pelo tema. A carga horária do curso é de 06h/a distribuídas em duas tardes das 14h às 17h. Os certificados serão emitidos apenas para os inscritos que obtiverem 100% de freqüência na oficina.
Pré-inscrição até 13 de agosto de 2008
A oficina é gratuita, mas as vagas são limitadas. Interessados em participar devem encaminhar até o dia 13 de agosto de 2008 seu pedido de inscrição com os dados abaixo para museu.victor.meirelles@iphan.gov.br. O resultado da seleção será divulgado por e-mail até o dia 15 de agosto.
Nome completo:Telefone:E-mail:Formação:Área de atuação profissional:Instituição:É membro da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles? Por que tem interesse em participar desta oficina?
Pedimos aos inscritos que tiverem seu pedido de inscrição deferido e não puderem comparecer à oficina que avisem o quanto antes para que possamos disponibilizar as vagas para outros interessados.

O quê: Oficina "Os Panoramas perdidos de VIctor Meirelles"
Onde: Sala Multiuso
Quando: 18 e 19 de agosto das 14h às 17h
Quanto: gratuita

Nenhum comentário: