terça-feira, 26 de agosto de 2008

Jeito joinvilense no cinema

Cinema
Jeito joinvilense no cinema
"As Estrelas me Mostram Você", que será exibido em setembro no Juarez Machado, é o primeiro longa-metragem produzido em Joinville

A produção não tem o mesmo porte de um arrasa-quarteirão de Hollywood, nem o elenco é formado por rostos conhecidos do público. Ainda assim há motivos de sobra para assistir a "As Estrelas me Mostram Você": esse é o primeiro longa-metragem produzido em Joinville, com lançamento marcado para o próximo dia 11. São 90 minutos de filme que resumem um trabalho de dois anos, encabeçado pelo casal de diretores Fábio e Karin Faria.A história de amor dos jovens Vitor e Julia, interpretados por Rafael Uber e Jéssyca Oliveira, começou em 2003. O Grupo Red nasceu como uma associação sem fins lucrativos para montagem de peças teatrais, apresentadas em várias cidades de Santa Catarina. Após 170 apresentações de oito espetáculos, os idealizadores resolveram ampliar o trabalho para o cinema. "Fazíamos curtas para apresentar nos intervalos de cada ato das peças. Então resolvemos encarar o desafio", relembra Fábio.O diretor escreveu o roteiro em 2005 e começou a árdua pré-produção. Os 80 integrantes do Grupo Red fizeram testes de vídeo, estudaram técnicas de produção e, aos poucos, foram ganhando suas funções. Profissionais da área mesmo só Fábio, que trabalha como produtor musical, e Karin, já experiente na co-direção para especiais da TV. Até o elenco, vindo praticamente todo do teatro, precisou de novas aulas de interpretação para aprender a linguagem de atuação em audiovisual.Com o orçamento apertado, "As Estrelas me Mostram Você" saiu meio no improviso. Alguns equipamentos foram comprados, outros construídos em uma metalúrgica. A dificuldade para conseguir locações em Joinville obrigou a produção a migrar para outras cidades de Santa Catarina e em Curitiba, onde tiveram apoio para fechar ruas e parques utilizados na gravação. Logo, a "bagunça" ganhou forma e o roteiro de Fábio saiu do papel depois de um longo ano. "Tinha horas que pensava meu, o que estou fazendo? Mas o trabalho na pré-produção, de organizar tudo antes de entrar no set ajudou bastante", aponta o diretor.Desde o ano passado o filme está em pós-produção. Gravado em câmera digital, a equipe técnica trabalha agora para ajustar as imagens e dar "cara de cinema", redublar os diálogos e corrigir pequenos problemas no áudio. O resultado final, prometem os diretores, ficará melhor do que o imaginado.O lançamento de "As Estrelas me Mostram Você" terá duas sessões gratuitas no Teatro Juarez Machado. Depois, uma distribuidora de São Paulo irá produzir o DVD, que chegará às locadoras ainda esse ano. Enquanto isso, o Grupo Red já trabalha num segundo projeto, agora com a história de uma equipe de futebol. "Será uma produção maior, vamos arriscar mais", diz Fábio.( edson.burg@an.com.br )
EDSON BURG JOINVILLE
Serviço
O QUÊ: lançamento do filme "As Estrelas me Mostram Você".
QUANDO: 11 de setembro, às 19 e 21 horas.
ONDE: Teatro Juarez Machado, av. José Vieira, 315, anexo ao Centreventos Cau Hansen, Joinville.
QUANTO: gratuito. Os ingressos, em número limitado, devem ser retirados na Precisão Cópias (rua Dona Francisca, 260, Edifício Deville).
an.com.br
Confira o trailer do filme

Nenhum comentário: