domingo, 10 de agosto de 2008

Companhia Anjos da Noite recria Tchekhov com miniaturas em São Paulo

Companhia Anjos da Noite recria Tchekhov com miniaturas em São Paulo

O espetáculo de miniaturas Lambe-lambe in Tchekhov apresenta-se nos dias 8 e 9 de agosto, no festival Teatro A Gosto 2008, em Sertãozinho (SP). O trabalho, contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2007, é uma peça de rua, em dois módulos, baseados nos contos Varka e Sonhos, do dramaturgo russo Anton Tchekhov. Realizada pela Companhia de Teatro Anjos da Noite (SC), a montagem resulta de pesquisa sobre a obra de Tchekhov, na linguagem do teatro lambe-lambe - também conhecido como teatro de miniaturas. O personagem Varka é uma criada que acaba de perder o pai, trabalhando em uma casa onde um bebê chora muito à noite, o que a faz temer que seu patrão acorde, pois o mesmo costuma agredi-la. Em meio a esta angústia, Varka sonha com uma vida melhor. Já Sonhos retrata o momento em que os soldados russos Andréi e Nikander escoltam o vadio Dimov, enquanto este desabafa sua insatisfação com a Rússia, mal saída do feudalismo e já influenciada pelos padrões da sociedade moderna. O diretor Dhio Adhelino relata que o espetáculo já passou por 15 cidades de três estados e atingiu um público de aproximadamente 1,5 mil espectadores. Com apresentação de 14 espetáculos, de 2 a 22 de agosto de 2008, em Sertãozinho (SP), o festival Teatro A Gosto é uma extensão da 22ª Mostra de Teatro de Sertãozinho Américo Rosário de Souza, que aconteceu em abril de 2008. O Prêmio Myriam Muniz, promovido pela Funarte com patrocínio da Petrobras, incentiva a produção e a circulação do teatro brasileiro. As inscrições são feitas a partir de edital público, e a seleção obedece aos seguintes critérios: excelência artística, qualificação dos profissionais envolvidos e expressão da diversidade cultural e regional do país.
Lambe Lambe in Tchekhov 8 e 9 de agosto de 2008, sexta e sábado, às 19h Local: Praça Maurílio Biagi, s/n, Centro, Sertãozinho (SP)
Realização: Companhia de Teatro Anjos da Noite (SC) e Fundação Nacional de Artes - Funarte Patrocínio: Petrobras/ Lei de Incentivo à Cultura - Ministério da Cultura
Telefone: (48) 9122-7509

Um comentário:

Daniel Tsunami disse...

Parabéns pra nos..sempre..