sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Autora do livro "Teatro do Corpo Manifesto" faz palestra e workshop em 25/08 no CEART


Autora do livro "Teatro do Corpo Manifesto" faz palestra e workshop em 25/08 no CEART

Sob coordenação da Dra. Maria Brígida de Miranda, professora do Departamento de Artes Cênicas, serão realizados, no dia 25 de agosto, palestra e workshop sobre Teatro Físico com Lúcia Romano, autora do Livro Teatro do Corpo Manifesto, no Centro de Artes (CEART) da UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina. O evento é uma realização do Programa de Pós Graduação em Teatro e Projeto de Extensão Introdução às Linguagens Cênicas da instituição.
A publicação Teatro do Corpo Manifesto, lançada em 2005 pela Editora Perspectiva, foi inspirada em trabalho de pesquisa e discorre sobre novas formas de teatro corporal, situada no cruzamento entre circo, teatro, dança, mímica e performance.
A palestra aborda, entre outros tópicos, as transformações no papel do ator e da dramaturgia em espetáculos definidos pelo termo que dá título a obra. A apresentação é acompanhada por referências de espetáculos exibidos em vídeo e, ao final da palestra, há um diálogo aberto à participação da platéia.
No workshop sobre Teatro Físico, os conteúdos do livro O Teatro do Corpo Manifesto: Teatro Físico serão desenvolvidos na forma de experimentação prática. Com quatro horas de duração, a oficina pretende atingir estudantes e profissionais de teatro, artes visuais, música e dança, interessados no cruzamento entre linguagens artísticas.
Ambos os eventos são gratuitos e abertos ao público. A oficina, porém, tem limite de vagas e há necessidade de inscrição prévia através do e-mail lucineialongen@gmail.com, com o assunto Workshop Teatro Físico e os seguintes dados: nome completo, telefone e categoria (graduação, mestrado ou comunidade).A professora Mª Brígida Miranda destaca que, entre outros temas, o evento vai falar a cerca do corpo e da espacialidade; da expressão do movimento (segundo Rudolf Laban); do movimento translação e movimento ação (diferenças e semelhanças entre o Teatro Físico e a Dança-Teatro); da construção corporal da personagem dramática e do método de storytelling (ou a narração através de imagens e textos).Lúcia Romano é atriz, é bacharel em Teoria do Teatro pela ECA-USP, com especialização em Dança-Teatro na USP e em Dance Studies no Laban Centre/London. Profissionalizou-se como atriz na EAD - USP. Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC – SP, faz doutorado em Artes Cênicas na ECA – USP, sobre criação feminina no teatro contemporâneo.Por seus trabalhos, recebeu os prêmios SHELL 2007 – Melhor Atriz, Virtuose – MINC 1998, Atriz Revelação - APCA 1987, Melhor Atriz de Teatro Infantil - Mambembe 1989, Melhor Pesquisa em Linguagem Cênica - APCA 1992 e indicações para os prêmios SHELL 2007 – Melhor Atriz, APETESP 1998 - Atriz Protagonista, APETESP 1989 - Melhor Atriz de Teatro Infantil e Mambembe 1995 - Melhor Atriz Coadjuvante.ServiçoO quê: Palestra e workshop sobre Teatro Físico com Lúcia RomanoQuando:25 de agosto de 2008Palestra às 10h00 no auditório do Bloco Amarelo do CEARTWorkshop das 14h00 às 18h00 no Espaço 1Eventos gratuitos e abertos ao público* Para participar do workshop é necessário fazer inscrição prévia através do e-mail lucineialongen@gmail.com, com o assunto Workshop Teatro Físico e os seguintes dados: nome completo, telefone e categoria (graduação, mestrado ou comunidade)

Nenhum comentário: