quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Arte que segue viagem

Contemporâneo
Arte que segue viagem
Mostra "Suitcase" propõe intercâmbio artístico entre Brasil e Estados Unidos

Infinitas possibilidades de trocas e leituras poéticas de um mundo - o da arte - em permanente construção. Esta é a proposta da "Suitcase", exposição que reúne trabalhos de alunos do curso de pós-graduação em Artes Visuais da Udesc e da Master of Fine Arts da Michigan State University (MSU), que se inicia hoje no Retiro do Manguezal, no campus Itacorubi da Udesc, em Florianópolis.A mostra de artes visuais é resultado do programa de cooperação internacional bilateral assinado entre as duas instituições, e que promove o intercâmbio cultural entre os artistas brasileiros e americanos.Em Santa Catarina, o programa é coordenado pela professora e artista plástica Yara Guasque, e na Universidade de Michigan pela professora Laura Ann Cloud. "O nome Suitcase faz referência à mala como dispositivo de instalação de um mundo provisório, a ser transportado. A exposição pretende transpor as distâncias físicas e os contextos culturais de Florianópolis, Santa Catarina e East-Lansing, Michigan", determina Yara Guasque."Suitcase" é uma exposição-processo que teve sua primeira etapa em junho de 2008 com uma mostra dos trabalhos dos acadêmicos da Udesc.A mostra é um primeiro contato entre os artistas que vão possibilitar dimensionar as diferenças e as alternativas de colaboração entre os dois programas. Em uma terceira etapa, essa mesma exposição em conjunto será realizada novamente, mas para outro público, em um espaço expositivo da Universidade do Michigan, nos Estados Unidos.A exposição integra a programação do 17º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas que está sendo realizada na instituição.FLORIANÓPOLIS
Artistas
Acadêmicos da Udesc
Ana Hmeljevski, Deborah Bruel, Diego Rayck, Flávia Duzzo,Jefferson W.Kielwagen, Márcia Sousa, Miguel Etges, Silvia Guadagnini e Talita Esquivel.
Acadêmicos da Universidade do Michigan
Steve Baibak, Matthew Boonstra,
Ben Clore, Deon Foster, Benjamin R. Fuhrman, Andrew Rieder, Janel Schultz, Lisa S.Truax, Grant Whipple e Andrea Wicklund.
Serviço
O QUÊ: mostra "Suitcase".
QUANDO: abertura hoje, às 19 horas, em exposição até dia 22, das 9 às 22 horas.
ONDE: Retiro do Manguezal, Campus Itacorubi da Udesc, avenida Madre Benvenutta, Florianópolis.
QUANTO: gratuito.

Nenhum comentário: