terça-feira, 29 de julho de 2008

Franklin Cascaes comemora 21 anos de cultura

Franklin Cascaes comemora 21 anos de cultura

Amanhã (terça-feira, 29/07), a Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) está comemorando 21 anos de criação. A instituição foi criada em 1987, na gestão do então prefeito Edison Andrino de Oliveira, com o objetivo suscitar uma ação cultural mais forte e mais independente da tutela do Estado e dos setores turísticos (antes disso, o gerenciamento da cultura no município estava ligado ao turismo). A FCFFC passou, então, a ser o órgão oficial de cultura do município de Florianópolis.

Nestes 21 anos, a FCFFC passou por várias gestões e várias sedes. Estiveram à frente da instituição Isnard Azevedo, Aldírio Simões, Salim Miguel, Lélia Pereria Nunes, Mário Bittencourt e, atualmente, a superintendência é ocupada por Vilson Rosalino da Silveira. Hoje a Fundação encontra-se sediada num espaço que é tombado como patrimônio histórico, o Forte de Santa Bárbara.
Além da sede, a FCFFC incorporou ou transformou outros locais da cidade em espaços culturais. Estão sob a gerência da FCFFC: a Casa da Memória, centro de documentação audiovisual e bibliográfico da cidade; a Galeria de Arte Pedro Paulo Vecchietti; O Teatro da UBRO, o Centro Cultural Bento Silvério, conhecido como Casarão da Lagoa. E até o final do ano será entregue à população mais um aparelho cultural totalmente equipado para receber espetáculos: a Casa das Máquinas, prédio anexo ao Casarão, na Lagoa da Conceição.
Entre os projetos desenvolvidos pela FCFFC destacam-se o Floripa Teatro, a Maratona Fotográfica, o Encontro das Nações, a Orquestra-escola, a Cidade Contada e o Música na Ubro. Além das publicações, dos editais de artes plásticas, cinema e teatro, é também atribuição da instituição a gerência da seleção dos projetos que recebem certificação para captação de recursos da Lei de Incentivo à Cultura.

TEATRO DA UBRO
19:00 horas – Orquestra-escola de Florianópolis
19;30 horas - Divulgação dos Premiados do Edital de Artes Cênicas
20:00 horas – Espetáculo Musical: 50 ANOS DE BOSSA NOVA, com Julie Philippe e Luiz Zago
20:30 horas - Leitura Performática do Poema “Canto da Ilha de Santa Catarina”,
de Franklin Cascaes, por Dennis Radunz

Teatro da Ubro fica localizado nas escadaria da rua Pedro Soares, 15, (fundos do Colégio Coração de Jesus),Centro - Florianópolis tel.: 3222-0529

Nenhum comentário: