quarta-feira, 30 de julho de 2008

Exposição Ideário para Livros apresenta livros de artista e livros objeto


Exposição Ideário para Livros apresenta livros de artista e livros objeto

No dia cinco de agosto, tem início a exposição Ideário para Livros, na Galeria de Artes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com obras de diversos artistas, a exposição conta com a participação de alunos, ex-alunos e professores do CEART. A mostra é composta de livros de artistas, produzidos na disciplina de Gravura e Sistemas Híbridos e no clube de gravura Gravar Gravando Gravura, grupos coordenados pela professora Sandra Fávero. “O que emenda as obras, além de seu conceito de objeto-livro, é a proposta de apresentar algo do cotidiano. Cotidiano que se faz suspenso no tempo de cada um dos livros”, resume Sandra.
De acordo com Fernando, um dos artistas da exposição, “é preciso chegar nesses livros é necessário se afastar do formato composto por: páginas, capa, contracapa, começo, meio, fim... Aqui as páginas podem, além de papel, ser de plástico, metal, tecido ou podem, ainda, não serem páginas. Antes de manusear, já é possível se perder, como se o livro estivesse se apresentando do avesso, com sua materialidade exposta, guardando-se em partes. Pois, tratando-se de artes visuais, temos um diferencial com os livros literatos. Isto é, desde a primeira imagem já é possível dizer que vimos o livro.
O contato nessa exposição é ampliado. O perceptor terá de fazer trocas do seu tempo com o tempo do livro, poderá reorganizar a seqüência dos fatos, fazer a obra acontecer por todo, sendo o único capaz de realmente dar sentido às coisas”, diz Weber.O visitante deve se preparar para ter contato com diversos formatos de livros, com ou sem páginas, com ou sem capa, livros escultura, livro caixa, enfim inúmeras possibilidades, mas todas abertas para os cinco sentidos. A exposição vai até o dia 29 de setembro de 2008. Na abertura (dia 5) às 18h30, será realizada uma conversa com os artistas participantes.Abaixo, a lista dos artistas: Adão Roberto, Bil Lühman, Bruno Rocha, Cacildo Silva, Daisy Proença, Diego De Los Campos, Elenice Zardo, Eliane Veiga, Fernando Weber, Francine Goudel, Gabriela Queiroz, Gabriela Caetano, Genoína Battistini, Graciela Fernanda, Joana Amarante, Júlia Pinto, Juliana Crispe, Letícia Weiduschadt, Lídia Cabral, Luciana Afonso, Maíra Dietrich, Márcia Sousa, Maria Helena Franken, Marina Brum, Mônica Savi, Noara Quintana, Paulo Roberto, Priscilla Menezes, Sandra Fávero, Sonia Brida, Tatiana Weprajetzky, Zulma Borges.

Serviço
Exposição Ideário para Livros
Galeria de Artes da UFSC, no Centro de Convivência, bairro Trindade
Do dia 05 de agosto a 29 de setembroNa abertura (no dia 5) às 18h30, será realizada uma conversa com os artistas participantes.
Evento gratuito e aberto ao público
Mais informações com Fernando Weber manesweber@yahoo.com.br / (48) 8409.8242

Nenhum comentário: