quinta-feira, 17 de julho de 2008

ESPÉCIES DE ESPAÇOS: SOBRE A FLEXIBILIDADE DOS ESPAÇOS DE ARTE E/OU SOBRE COMO HABITÁ-LOS


ESPÉCIES DE ESPAÇOS: SOBRE A FLEXIBILIDADE DOS ESPAÇOS DE ARTE E/OU SOBRE COMO HABITÁ-LOS
com Ana Paula Cohen

30 e 31 de julho de 2008 das 14h às 18hSala Multiuso do Museu Victor Meirelles
Mabe Bethônico, Vagalume, Geração Transterritorial, 2006; Cildo Meireles, Marulho, 1991-2001, Mostra Zona Franca; Cildo Meireles, Desaparecendo, elemento desaparecido, Futuro do Presente, Itaú Cultural, 2007
A oficina teórica que Ana Paula Cohen irá ministrar no Museu Victor Meirelles nos dias 30 e 31 de julho, partirá de uma reflexão sobre duas formas opostas, ou complementares, de movimentação das práticas artísticas contemporâneas. Por um lado, aquela que extrapola qualquer tentativa de circunscrever a obra num espaço físico determinado. Por outro, caminhos para trazer a obra de volta a um lugar de reflexão, a uma plataforma capaz de reunir diferentes partes de um discurso a um público interessado.

A oficina apresentará como estudo de caso:
Artistas: Cildo Meireles (Rio de Janeiro, 1948), Erick Beltrán (Cidade do México, 1974), Mabe Bethonico (Belo Horizonte, 1966). Projetos/plataformas criados pela curadora convidada, sempre em colaboração com artistas: Istmo, arquivo flexível (São Paulo, 2004 - ); Encuentro de Medellín – La Casa del Encuentro (Medellín, Colômbia, 2007 - )

Sobre a ministrante:

Ana Paula Cohen (São Paulo, 1975) trabalha atualmente como curadora da 28ª Bienal de São Paulo. Foi co-curadora do projeto Encuentro internacional de Medellín 07, e co-editora das publicações do evento, em Medellín, Colombia. Em fevereiro de 2007, criou, junto a artistas e outros curadores, o centro de arte contemporânea La Casa del Encuentro, vinculado ao Museo de Antioquia, também em Medellín. Desde 2006, Ana Paula é parte do corpo editorial do Newsletter do museumuseu, projeto da artista Mabe Bethônico. Em 2005, curou a mostra “Subversiones diarias” convidada pelo Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires, MALBA. Desde 2004, atua como co-idealizadora e curadora do projeto istmo – arquivo flexível, em São Paulo.

Inteiramente gratuito, tem como público-alvo estudantes, artistas, críticos, jornalistas e demais interessados em arte contemporânea. A carga horária do curso é de 08h/a distribuídas em duas tardes das 14h às 18h. Os certificados serão emitidos apenas para os inscritos que obtiverem 100% de freqüência na oficina.


Pré-inscrição até 23 de julho de 2008
A oficina é gratuita, mas as vagas são limitadas. Interessados em participar devem encaminhar até o dia 23 de julho de 2008 seu pedido de inscrição com os dados abaixo para museu.victor.meirelles@iphan.gov.br. O resultado da seleção será divulgado por e-mail até o dia 24 de julho. Nome completo:Telefone:E-mail:Formação:Área de atuação profissional:Instituição:É membro da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles? Por que tem interesse em participar desta oficina?Pedimos aos inscritos que tiverem seu pedido de inscrição deferido e não puderem comparecer à oficina que avisem o quanto antes para que possamos disponibilizar as vagas para outros interessados.
Para saber mais sobre o museu, acesse o site: www.museuvictormeirelles.org.br

Nenhum comentário: