quinta-feira, 5 de junho de 2008

UMA VISITA A Estréia do Ano

RELEASE
UMA VISITA A Estréia do Ano
Em junho, São José e Florianópolis recebem “UMA VISITA”, um espetáculo do diretor Antônio Cunha sobre o texto do dramaturgo alemão Martin Walser. A peça será apresentada nos dias 04, 05 e 06 no Teatro Adolpho Mello (São José) e nos dias 13, 14 e 15 no Teatro da UBRO (Florianópolis). No dia 04, a sessão será para convidados.

A EQUIPE: O desejo de montar uma peça de teatro em que pudessem atuar juntos, sedimentando uma relação profissional e de amizade iniciada em trabalhos anteriores no teatro e no cinema, este foi o embrião deste projeto, levado a efeito pelos atores Luigi Cutolo, Antonella Batista e Gringo Starr (que precisou deixar a equipe logo no início devido a outros compromissos profissionais). Para dar corpo à idéia, foi convidado o diretor Antônio Cunha, que trouxe consigo o texto de Martin Walser. À equipe vieram somar os atores Adriano de Brito e José Carlos Ramos (ator do Grupo Armação). A produção foi entregue a Mariane Feil e sua Esfera Produções Artísticas em parceria com o Armação. Juntaram-se, por fim, ao time, a cenógrafa Melina Marcondes, o iluminador Irani Apolinário, o figurinista José Alfredo Beirão Filho, dentre outros.

A PEÇA: UMA VISITA, do alemão Martin Walser, expõe de forma inteligente e emocionante a complexidade das relações humanas (e, de certa forma, os sentimentos de um mundo alquebrado física e moralmente) por meio de quatro incríveis personagens. Hubert é um empresário da cidade de Hamburgo que está em viagem para Munique a negócios. No meio do caminho, resolve desviar-se do destino para visitar uma ex-amante, Frieda, que agora está casada com Erich, um modesto maquinista de trem. Chegando a Ulm, Hubert aconselha seu fiel motorista Berthold a se divertir e procurar um quarto para passar a noite, e retomar a viagem no dia seguinte. Como pretexto, diz ao motorista que vai visitar alguns amigos. Este encontro promete uma noite insólita, cheia de surpresas, envolvendo amor, ódio, mentiras, crueldade, insanidade e lirismo.

O DIRETOR: ANTÔNIO CUNHA desenvolve há mais de duas décadas uma carreira que vem se consolidando nos últimos anos como dramaturgo (é autor de textos como “Dona Maria, a Louca”, sucesso do teatro catarinense), como roteirista, como ator de teatro e cinema e como diretor. Atualmente tem se dedicado especialmente à concepção e direção cênica das óperas produzidas pela Pró Música de Florianópolis (Cavalleria Rusticana, A Flauta Mágica, Rigoletto e La Traviata), verdadeiros marcos na arte e cultura catarinenses.

O AUTOR: MARTIN WALSER nasceu em 24 março 1927, em Wasserburg am Bodensee, no Lago Constança. Escritor polêmico, seu trabalho mais importante é "Runaway Horse", de 1978, que não só foi muito popular entre os leitores, mas que ganhou o reconhecimento dos críticos literários. Um de seus romances, "Tod eines Kritikers" (Morte de um Crítico), de 2002, foi inspirado na figura do crítico literário Marcel Reich-Ranicki, do diário Frankfurter Allgemeine Zeitung (FAZ). Antes do seu lançamento, o livro já provocou uma enorme polêmica nos círculos intelectuais alemães, criando um abismo aparentemente intransponível entre o autor e aquele jornal: o autor foi acusado de assumir posições anti-semitas, acusação refutada pelo escritor Günter Grass, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura. No início de 2008, Walser volta a causar surpresa à opinião pública alemã: "Ein liebender Mann" (Um Homem Amante), seu novo romance, seria publicado em episódios no FAZ, antes do lançamento do livro pela editora Rowohlt. A notícia, divulgada pelo próprio autor, surpreendeu diante da gravidade do conflito que o escritor tivera com o jornal seis anos atrás. Na peça "Der Abstecher" (O Desvio), de 1961, publicada no Brasil com o título "Uma Visita" e que recebe agora a segunda montagem brasileira que se tem notícia, Walser esmiúça com ironia e grande maestria os meandros das relações humanas, expondo através de um texto refinado as suas mazelas.


Serviço:
O quê: Peça UMA VISITA
Autor: Martin Walser
Diretor: Antônio Cunha
Elenco: Luigi Cutolo
Antonella Batista
José Carlos Ramos
Adriano de Brito
Cenário e Adereços: Melina Marcondes
Figurino: José Alfredo Beirão Filho e Antônio Cunha
Iluminação: Irani Apolinário, Antônio Cunha e Melina Marcondes
Produção: Esfera Produções Artísticas e Grupo Armação
Dias: 04, 05 e 06/06 - Local: Teatro Adolpho Mello – centro histórico de São José
Dias 13, 14 e 15/06 - Local: Teatro da UBRO – escadaria da Rua Pedro Soares, 15, Centro – Florianópolis
Horário: 21 horas
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia) para estudantes, idosos e classe artística
Local vendas de ingresso: Le Postiche - CENTRO - R. Tenente Silveira, 94 - Centro- Fpolis - Fone 3028-6441
Le Postiche - SHOPPING ITAGUAÇU - R. Gerôncio Thives, 1079 - Loja 252 - São José - Fone 3035-6441

Nos teatros 1 hora antes espetáculo

Contatos com a produção: Mariane Feil (48) 9122-7604

Nenhum comentário: