quinta-feira, 5 de junho de 2008

Professora Dária Jaremtchuk (USP) lança livro, faz palestra e

Em 9 de maio, às 15h00, a profª Dária Jaremtchuk (USP) lança o livro “Anna Bella Geiger:paisagens conceituais” (Editora Com-Arte) no Centro de Artes da UDESC. Na ocasião,, a professora faz palestra sobre problemáticas referentes a Arte Conceitual na década de 1970 e suas manifestações no panorama artístico brasileiro, tendo como fio condutor a obra de Anna Bella Geiger. No dia seguinte, 10 de junho, às 10h00, Jaremtchuk participa da Banca de Defesa da mestranda Deborah Alice Bruel Gemin, do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) do CEART. Além de Dária Jaremtchuk como avaliadora externa (USP), a banca é composta pelas professoras Rosângela Cherem (orientadora/CEART) e Teresinha Franz (CEART).
A prof. Dra Annateresa Fabris apresenta o livro com as seguintes palavras: "Ao traçar o perfil conceitual de Anna Bella Geiger e ao confrontar sua prática com a de diferentes artistas engajados na mesma tarefa de questionamento dos pressupostos tradicionais da prática artística, de abertura de novas possibilidades visuais, de busca de uma definição mais ampla para o termo ´política´, Dária Jaremtchuk propõe algumas tarefas para a historiografia nacional. A definição de uma arte conceitual brasileira não poderá restringir-se as leituras parciais ensaiadas no estrangeiro, uma vez que elas carecem de um conhecimento efetivo de um quadro complexo e tensionado, no qual os artistas, alinhados as novas vertentes, eram vistos como corpos estranhos pelos defensores das técnicas tradicionais. A essa primeira tarefa crítica soma-se a necessidade de estudar um conjunto de poéticas particulares, que receberam, por vezes, outras denominações, para configurar, a partir de uma análise criteriosa, o lugar da vertente conceitual no âmbito da arte contemporânea brasileira. A obra Anna Bella Geiger: passagens conceituais demonstra que é possível pensar na existência de uma arte conceitual de "declinação brasileira", ao dialogar ativamente com análises da poética, elaboradas no estrangeiro, e ao determinar sua pertinência para o quadro nacional".
A autora Dária Jaremtchuk é graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre e Doutora pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Professora de História das Artes da EACH/USP e do programa de Pós- Graduação em Artes Visuais do Departamento de Artes Plásticas da ECA/USP.
Os eventos são gratuitos e abertos ao público. Os presentes à palestra podem validar sua participação como atividade programada.
SERVIÇO
Lançamento e Palestra:livro “Anna Bella Geiger:paisagens conceituais” de Dária Jaremtchuk Dia 9 de junho às 15h00 no auditório do Bloco Amarelo do CEART
Defesa de Mestrado de Deborah Alice Bruel Gemin do PPGAV em 10 de junho às 10h00no auditório do Bloco Amarelo do CEART
Eventos gratuitos e abertos ao público

Nenhum comentário: