quarta-feira, 11 de junho de 2008

Florianópolis terá 2º Festival Internacional de Teatro de Animação


Florianópolis terá 2º Festival Internacional de Teatro de Animação


Será realizado de 18 a 22 de julho, em diferentes teatros, ruas e espaços de Florianópolis, o 2º Festival Internacional de Teatro de Animação (FITAFloripa). O evento vai reunir 15 grupos nacionais e quatro internacionais. Aos espetáculos somam-se exposições de bonecos, uma oficina e mesas de conversa com estudiosos e especialistas na área. O festival é uma idealização da arte educadora Sassá Moretti, professora colaboradora das Artes Cênicas da UDESC e coordenadora geral do evento, e da professora de teatro da UFSC Zélia Sabino, coordenadora executiva. O grupo francês Cie. Philippe Genty realiza a abertura com o espetáculo "Le Fin des Terres", no dia 18 de junho, às 20h, no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC).
As atividades que compõem o 2º FITAFloripa são: - O FITAFloripa Palco, com espetáculos nos Teatros e espaços convencionais de apresentação; - O FITAFloripa Rua, que leva apresentações até espaços populares e abertos, com trânsito constante de pedestres, para que os transeuntes entrem em contato direto com a linguagem em seu local de passagem, de cotidiano; - O FITAFloripa Visitas, que leva grupos de Teatro de Animação a instituições beneficentes, além de outros espaços artísticos alternativos. - O FITAFloripa Panorama, em que a produção científica sobre a linguagem do Teatro de Animação ganha voz, por meio de conversas, oficinas e exposições, para que teóricos, convidados, estudantes, artistas e o público em geral encontrem espaços para a discussão, desenvolvimento e troca de experiências.
O FITAFloripa preza pela disseminação da linguagem do Teatro de Animação, no contato com o público em geral e no intercâmbio de teorias e práticas entre artistas, pesquisadores e estudantes das Artes Cênicas. O festival movimenta os profissionais e o público por meio da vivência, da formação cultural e da experiência estética que a linguagem do Teatro de Animação proporciona. Duas tardes de Mesas de Conversa reunirão estudiosos, artistas, estudantes e interessados em Teatro de Animação, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, em horário a ser definido.
O festival ocorre em cinco teatros da cidade (Centro de Cultura e Eventos da UFSC, Teatro Ademir Rosa do CIC - Centro Integrado de Cultura, Teatro Álvaro de Carvalho, Teatro da UBRO e Teatro da UFSC), em três espaços públicos (Casarão da Lagoa, na Lagoa da Conceição; Concha Acústica, no campus da UFSC e Largo da Alfândega, no Centro), além de visitar o CRIA - Centro de Criatividade em Arte, o Hospital Infantil Joana de Gusmão e a Orionópolis. Veja a programação completa em www.fitafloripa.com.br.
Oficina
Será oferecida a oficina "Caçadores de Sombras", ministrada pelo Grupo de Estudos Transformações na Poética da Linguagem, do CEART/UDESC. Ela possibilitará o descobrimento e a experimentação das sombras como linguagem artística. Os participantes poderão conhecer os diferentes tipos de telas, estudar os focos luminosos para projeção de silhuetas e o uso de materiais diversos na obtenção de sombra e projeção de silhuetas em telas.
Os alunos serão estimulados a criar cenas utilizando técnicas aprendidas na oficina e terão noções básicas sobre a história do Teatro de Sombras. Dias 18, 19 e 20 de junho, das 8h30min às 12h30min. São 15 vagas e as inscrições serão feitas por e-mail. Os interessados precisam mandar nome completo, data de nascimento, RG, escolaridade e um pequeno texto de interesse para fitafloripa@hotmail.com.
Exposições
Duas exposições compõem o 2º FITAFloripa. Os acervos podem ser vistos no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, de 18 a 21 de junho, de 9h às 20h, e no dia 22 de junho, das 9h às 18h. "Wajang: Teatro de Bonecos da Indonésia" traz a coleção particular da arte educadora Conceição Rosière, que trabalha com Teatro de Bonecos desde 1981. São 15 bonecos em couro, 3 bonecos esculpidos em madeira e 6 bonecos Wajang Golek (figuras tridimensionais).
"Brinquedo Brincadeira – A Alegria do Nordeste" é uma exposição interativa de títeres tradicionais brasileiros, de Magda Modesto, pesquisadora, colecionadora e curadora de exposições na área. As técnicas de interpretação empregadas são várias: luva, vara, varetas, entre outras, com inúmeras articulações de boca, olho, língua, corpo e até cabeças que saem. São 70 bonecos, 15 passagens e 11 colchas de retalho - ambientação do panorama social do Nordeste; os "retalhos de uma sociedade", segundo a curadora. O ambiente, o enfoque, os personagens e as citações de certas passagens procuram envolver o visitante no jogo teatral do espectador participante.
Realização
O 2º FITAFloripa é idealizado pela arte educadora Sassá Moretti, coordenadora geral do evento, e pela professora de teatro Zélia Sabino, coordenadora executiva. É uma realização do FITAFloripa, da Universidade Federal de Santa Catarina e do Departamento Artístico Cultural da UFSC.
Serviço: O quê: 2º FITAFloripa, Festival Internacional de Teatro de Animação de Florianópolis, com espetáculos nacionais e internacionais, oficinas, exposições e mesas de conversa Quando: de 18 a 22 de junho Onde: Teatros, ruas e espaços alternativos em Florianópolis Contato: FITAFloripa (48) 37219348, fitafloripa@hotmail.com. Coordenação Geral - Sassá Moretti (48) 99675424, Coordenação Executiva - Zélia Sabino (48) 84077593. Visite www.fitafloripa.com.br.
Fonte: Adriana Seguro / Acadêmica de Jornalismo, Assessoria de Imprensa do DAC - SECARTE - UFSC, com textos e fotos de divulgação do 2º FITA Floripa

Nenhum comentário: