sábado, 14 de junho de 2008

BLOOMSDAY 2008 DE FLORIANÓPOLIS

BLOOMSDAY 2008 DE FLORIANÓPOLIS

O Bloomsday, o Dia de Bloom, homenageia o escritor irlandês James Joyce e, por extensão, a arte moderna e contemporânea, pois consiste num evento cultural no qual literatura, teatro, música, artes visuais etc. dialogam livremente. O Dia de Bloom é comemorado em várias cidades do mundo e do Brasil, sempre no dia 16 de junho, relembrando a data em que o senhor Bloom, o "herói" contemporâneo, perambulou durante várias horas pela cidade de Dublin, símbolo do nosso cosmo, no romance Ulisses. Em Florianópolis, o evento já acontece há seis anos, sob a coordenação de Sérgio Medeiros e Dirce Waltrick do Amarante, ambos membros do Nelool (UFSC). Desde 2007, o crítico e escritor Victor da Rosa integra a equipe que organiza o evento.
No dia 16 de junho, o Bloomsday de Florianópolis celebrará o "corpo" humano e/ou inumano, pois "O homem é o corpo, absolutamente, ou não será nada" (Nancy). No romance Ulisses, o senhor Bloom se expõe e se exila, é o corpo "sem pés nem cabeça" (aphalle et acéphale) de que fala o filósofo Jean-Luc Nancy, o corpo estrangeiro do estrangeiro (Bloom é um judeu irlandês), pois o corpo é o estrangeiro, é expropriado, o corpo espaça-se, o corpo expele-se, de igual modo.
O romance Ulisses dará seu sangue e seus órgãos ao Bloomsday de 2008, mas também o romance Finnegans Wake contribuirá com sua pele e sua alma. Assim, as duas grandes obras de Joyce serão homenageadas e evocarão juntas "o corpo 100 órgãos" da cosmologia joyciana.

a programação oficial do Bloomsday 2008, que acontecerá no dia 16 de junho, segunda-feira, às 19 horas, no Centro Cultural Arquipélago.


-- Centro Cultural Arquipélago

Nenhum comentário: