terça-feira, 24 de junho de 2008

7ª MOSTRA DE CINEMA INFANTIL DE FLORIANÓPOLIS

Vai começar a 7ª MOSTRA DE CINEMA INFANTIL DE FLORIANÓPOLIS


A capital catarinense vai se transformar, durante 17 dias, num centro de exibição, debate e promoção do cinema infanto-juvenil de qualidade. Inicia na próxima sexta-feira, 27 de junho, e vai até dia 13 de julho, a 7ª MOSTRA DE CINEMA INFANTIL DE FLORIANÓPOLIS . Preparem-se para uma maratona cheia de alegria, diversão e cultura de várias partes do mundo!

A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é um dos eventos mais importantes do país quando o assunto é cinema e criança. Com o diferencial de ação voltada à inclusão social e construção da cidadania através do cinema, a Mostra vem avançando a cada ano e, como não poderia deixar de ser, tornou-se referência nacional e internacional. Já faz parte da Ciniño, rede ibero-americana de festivais de cinema para crianças, junto aos principais festivais de cinema infantil de países como Brasil, Argentina, Uruguai, México, Bolívia, Cuba e Espanha.

Neste ano, 80 produções serão exibidas no Centro Integrado de Cultura (CIC). Mais de 25 mil crianças terão acesso a filmes de todas as regiões do Brasil e de diversos países do mundo. E ainda: apostando no público jovem, a Mostra traz produções de qualidade voltadas para quem já está mais crescidinho e abraça também os adultos, exibindo obras para entreter toda a família.

Dos filmes exibidos, parte estará em Mostra Competitiva. O júri, formado por crianças, apontará o melhor ao final da Mostra. Durante os dias de semana, no cinema e na Sala Multimídia do CIC, acontecem sessões gratuitas, agendadas previamente com as escolas da Grande Florianópolis. Estudantes de escolas da rede pública ganham transporte pago pela Mostra para assistir aos filmes. Nos finais de semana, as sessões são abertas ao público em geral e os ingressos custam R$ 2,00.

Toda a programação pode ser conferida no site: www.mostradecinemainfantil.com.br

Confira os destaques:

27.06 (sexta-feira)Abertura tem pré-estréia nacional
de "Pequenas Histórias"

Na sexta-feira, 27 de junho, às 14 horas, no cinema do CIC, a pré-estréia nacional do filme "Pequenas Histórias", do cineasta mineiro Helvécio Ratton, que estará em Florianópolis, abre a 7ª Mostra. A exibição é para crianças de escolas públicas já agendadas. Ao final da sessão, o diretor vai conversar com o público e será homenageado com o Prêmio Amigo do Cinema Infantil.
Helvécio Ratton dirigiu filmes como os longas " A dança dos bonecos", "Menino Maluquinho" (apresentado na 1ª Mostra de Cinema Infantil, em 2002), "Uma onda no ar" e "Batismo de Sangue". Em seu novo longa, que será lançando em Florianópolis, o cineasta resgata o ritual da contação de histórias. No elenco, Marieta Severo (a contadora), Patrícia Pillar, Paulo José, Gero Camilo e Maurício Tizumba. " Pequenas Histórias" também tem sessão no sábado, 28, às 16 horas.

Sinopse de "Pequenas histórias": Na varanda de uma fazenda, uma senhora conta e tece histórias de humor e magia. A do pescador que quebrou a promessa que fez a uma sereia e o castigo veio na água. A de um garoto que se torna coroinha de uma igreja e descobre a procissão das almas. O encontro entre um Papai Noel de loja e um menino de rua, transformando a vida dos dois. E as aventuras de Zé Burraldo, sujeito ingênuo que sempre se deixa levar pelos outros. Histórias brasileiras para pequenos e grandes.

Abertura oficial e parceria
com PROGRAMADORA BRASIL

Ainda na sexta-feira, 27, às 19 horas, no CIC, acontece a abertura oficial da 7ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis para imprensa e convidados. Durante a recepção, a diretora da Mostra, Luiza Lins, e o coordenador institucional da Programadora Brasil, da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Frederico Cardoso, assinam um protocolo de parceria para formalizar o acesso da Programadora aos filmes inscritos na Mostra. A proposta é ampliar o número de produções com conteúdo infantil oferecidos pelo catálogo da Programadora Brasil. Sua função é disponibilizar audiovisuais em séries de DVD, por meio de permissão de uso, para pontos de exibição de circuitos não comerciais (escolas, universidades, cineclubes, centros culturais e pontos de cultura em todo o país).


28.06 (sábado): Discussões iniciam no sábado:
"Audiovisual Infantil: um mercado estratégico"
Na manhã de sábado, a partir das 9 horas, no Hotel Majestic, acontece o 4º Encontro Nacional do Cinema Infantil, com o tema "Audiovisual Infantil: um mercado estratégico". O encontro é aberto ao público e todos os interessados estão convidados.
Mediado pelo animador Andrés Lieban (2DLAB) e pela diretora da Mostra, Luiza Lins, o debate contará com a participação de Cadu Rodrigues (Globo Filmes), Diler Trindade (produtora Diler & Associados), João Alegria (Canal Futura), José Araripe (TV Brasil), Mário Sérgio Cardoso (TV Rá-Tim-Bum), além de representantes da ANCINE – SAv/MinC, Petrobras e BNDS. O encontro vai centrar a discussão em como fazer do cinema infantil um mercado forte e também estratégico para a produção cinematográfica nacional.

Filmes para todos no sábado, 28

A programação do primeiro sábado da Mostra, no CIC, é especial. Às 14 horas, com faixa etária a partir de 4 anos, tem o curta "Marcha Soldado" (Humberto Avelar, RJ), e logo após o longa de animação "Desmond e a armadilha do Monstro do Brejo" (Magnus Carlsson, Suécia). Já às 16 horas, com faixa etária de 6 anos em diante, acontece a "Sessão família", com nova exibição do filme "Pequenas Histórias", de Helvécio Ratton.

29.06 (domingo): Mostra leva projeto brasileiro a
Fórum de Financiamento Europeu
No domingo, 29, a partir das 9 horas, no Hotel Majestic, acontece o pitching (apresentação e defesa de projeto) organizado pela Mostra de Cinema de Florianópolis em parceria com a distribuidora internacional Tropical Storm Entertainment e com o Festival Internacional de Cinema para Crianças e Jovens de Malmö (BUFF), na Suécia.
De 20 projetos nacionais de longa-metragem inscritos, sete foram pré-selecionados por Andrés Lieban, animador, Helder Dacosta, distribuidor internacional, e Luiza Lins, diretora da Mostra para participar do pitching. Produtores e diretores de quatro estados brasileiros vão expor suas idéias a Annette Brejner e Lennart Ström, diretores do Fórum de Financiamento que ocorre durante do Festival de Malmö, em março de 2009. O vencedor do pitching receberá da Secretaria do Audiovisual (Ministério da Cultura) passagens aéreas para ir à Suécia num dos mais importantes fóruns europeus do setor e garantir contatos de co-produção e financiamento.
Os projetos pré-selecionados são: "Quem Tem Medo de Fantasma" (Ananã Produções, RJ), "Eu e meu guarda-chuva" (Conspiração Filmes, RJ), "Restos de Deus Entre os Dentes" (Set Produções, co-produção CE/PE), "As Aventuras do Avião Vermelho (Armazém de Imagens, RS)", "Tainá, o desenho animado" (Sincrocine Produções Cinematográficas, RJ), "História Antes de Uma História" (Núcleo de Animação de Campinas, SP) e "Bisa Bia e Bisa Bel" (Diler & Associados, RJ). A apresentação de projetos é aberta ao público.


17 dias com muitas atrações:
oficinas, exposições, shows
Além da exibição de filmes e vídeos, a 7ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis tem inúmeras atrações:

• Tem sala de leitura organizada pelo projeto "Barca dos Livros" nos finais de semana.

• Tem atividades comemorativas aos 100 anos da imigração japonesa no Brasil, com filme, contação de história, oficina de origami e exibição de clássico japonês com dublagem ao vivo, no sábado, 5 de julho.

• Tem oficina de dublagem para crianças, nos dias 5 e 6 de julho. As inscrições devem ser feitas entre 2 e 4 de julho pelo telefone 3333-8283 e as vagas são limitadas.

• Tem oficina de flipbook para crianças, no dia 6 de julho. As inscrições devem ser feitas entre 1 e 4 de julho, pelo telefone 3333-8283 e as vagas são limitadas.

• Tem sessões de filmes suecos e franceses dublados ao vivo no domingo, 6 de julho. No mesmo dia, apresentação do filme dublado pelas crianças da oficina de dublagem da Mostra.

• Tem oficina Palavra Pintada com as crianças do Projeto Esperança do bairro Chico Mendes. Entre os dias 30 de junho e 4 de julho.

• Tem sessões itinerantes nos bairros da ilha e do continente, em São José, Palhoça e na Universidade Federal de Santa Catarina.

• Tem oficina de vídeo para professores da rede pública, no dia 8 de julho.

• Tem exposição de desenhos e distribuição de livros com histórias de Franklin Cascaes para as crianças, adaptadas pela educadora Gilka Girardello, com ilustrações de Fernando Lindote.


11/07 (sexta-feira)
2º Fórum de Políticas Culturais
voltadas para a Infância

Na sexta-feira, 11 de julho, destaque para o "2º Fórum de Políticas Culturais voltadas para a Infância" que acontece a partir das 9 horas, no Centro Integrado de Cultura. Entre os participantes estarão Alemberg Quindins (Fundação Casa Grande, CE), Âmbar de Barros (TV Cultura, São Paulo), Márcia Costa Rodrigues Leite (SESC Nacional), Solange Lima (Conselho Nacional de Política Cultural/Presidente da ABD Nacional). O debate é aberto a todos os interessados.

12/07
Sessão Jovem:
"Maré, nossa história de amor"

O último sábado da Mostra, dia 12 de julho, reserva atrações bacanas para o público juvenil. Um dos destaques é o filme " Maré, nossa história de amor", de Lúcia Murat. Trata-se de um musical que traz para os dias de hoje a história de Romeu e Julieta. Como pano de fundo, o cotidiano de jovens das favelas cariocas.
O filme tem sessão no dia 12 de julho, às 18 horas, no cinema do CIC. A diretora Lúcia Murat estará em Florianópolis e vai conversar com o público depois da exibição.


13/07
Show "Carnaval",
do Grupo Palavra Cantada,
encerra a Mostra

Para fechar em clima de alegria, a Mostra está trazendo novamente a Florianópolis o grupo Palavra Cantada, desta vez com o show "Carnaval". Serão duas apresentações no dia 13 de julho, às 15 e 17 horas, no Teatro Ademir Rosa, do CIC. Os ingressos para os shows custam R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (estudantes e crianças).


Parcerias

A Lume Produções Culturais realiza este ano a 7ª Mostra de Cinema de Florianópolis com os patrocínios de Intelbras, Petrobras, Guaraná Antarctica, Eletrosul, Celesc, Tractebel Energia e Parati, apoiados nas Leis Funcultural (SC) e Rouanet (Governo Federal). O evento também acontece graças aos apoios e parcerias de diversas instituições e empresas.

CONTATOS:
Luiza Lins • direção da Mostra
luizalins@mostradecinemainfantil.com.br
(48) 9980 6908

COMUNICAÇÃO da MOSTRA • imprensa@mostradecinematinfantil.com.br • (48) 3225 7993Adriane Canan • (48) 9633 9912Dauro Veras • (48) 9922 9700Kátia Klock • (48) 9989 4202

Nenhum comentário: