quinta-feira, 15 de maio de 2008

PANORAMAS DE VICTOR MEIRELLES


PANORAMAS DE VICTOR MEIRELLES

14/05/2008 – A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) promove nesta sexta-feira, dia 16, às 14 horas, na Sala Multimídia do Museu da Imagem e do Som, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, com entrada gratuita, duas palestras sobre Victor Meirelles.

A primeira será “Os Panoramas de Victor Meirelles”, com uma abordagem do tema dos panoramas circulares no século 19 e as três pinturas panorâmicas de Victor Meirelles. O palestrante é Mário César Coelho, arquiteto, professor do Departamento de Expressão Gráfica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com Mestrado e Doutorado em História na UFSC, ele defendeu em 2007 a tese " Os Panoramas perdidos de Victor Meirelles: aventuras de um pintor acadêmico nos caminhos da modernidade".

Em seguida, será realizada a palestra “Victor Meirelles - Panorama de uma ação educativa 1994/2004”, com o relato da implantação da ação educativa no Museu Victor Meirelles e a elaboração de material pedagógico "Vi Vendo Victor Meirelles" (material itinerante pelas escolas públicas do Estado). A palestrante é Lena Peixer, licenciada em Artes Plásticas e produtora cultural. Ela implantou a ação educativa no Museu Victor Meirelles em 1994, exercendo a função de coordenadora dos projetos e mediações das visitas ao museu, até 2004. Assessora pedagógica de artes da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, desde 2006 exerce o cargo de Diretora de Artes e Eventos na Fundação Cultural Badesc.

Mais informações: Núcleo de Arte-educação do Museu de Arte de Santa Catarina
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Centro Integrado de Cultura - CICAgronômica - Fpolis - SC - Fones: 3953-2323 / 3953-2324masc@fcc.sc.gov.brnaemasc@fcc.sc.gov.br


PSICANÁLISE VAI AO CINEMA


14/05/2008 – A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) promove nesta sexta-feira, dia 16, às 19 horas, na Sala Multimídia do Museu da Imagem e do Som, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, com entrada gratuita, a exibição, seguida de debate, do filmem “Mar Adentro”, de Alejandro Amenábar.

O evento integra o projeto “Psicanálise vai ao cinema”, e está dentro da programação da Semana Nacional de Museus. No filme, Ramón (Javier Bardem) vive há quase 30 anos em uma cama. Sua janela para o mundo é a de seu quarto, junto ao mar, por onde tanto viajou e sofreu o acidente que interrompeu sua juventude. Desde então, seu único desejo é terminar com sua vida dignamente. Nesta sua luta, encontra pessoas que cativa e que alteram seu mundo. Após a exibição do filme haverá debate com Jacqueline Virmond Vieira, psicanalista e professora do curso de Psicologia da Unisul, e com Fred Stapazzoli Jr., bacharel em Direito e especialista em Educação, professor de Ética e Bioética da Unisul. A organizadora do evento é Soraya Valerim, psicanalista e membro da Escola Brasileira de Psicanálise - Seção Santa Catarina.

SEXTA NO JARDIM
14/05/2008 – A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) promove nesta sexta-feira, dia 16, às 18 horas, no Museu Histórico de Santa Catarina, em Florianópolis, dentro do projeto “Sexta no Jardim”, a apresentação “No balanço da bossa”, com Denise Castro Quarteto. Iniciado em 2007, o projeto foi concretizado através do Fundo Estadual de Cultura (Funcultural), e busca manter um programa regular de apresentações artísticas no Jardim do Palácio Cruz e Sousa, sempre às sextas-feiras, no final da tarde.
Destinado à comunidade em geral e aos visitantes de Florianópolis, o projeto pretende ainda difundir e ampliar o acesso aos bens culturais e, ao mesmo tempo, atrair novos e diferentes públicos para visitar o Museu. Segundo a administradora do Museu Histórico de Santa Catarina, Susana Bianchini, a programação procura alternar vários estilos, do erudito ao contemporâneo, valorizando e divulgando nossos artistas regionais.
Denise de Castro é pianista, cantora e compositora. No show, conta a história da Bossa Nova, comemorando os 50 anos do movimento musical que viria a modificar profundamente a música popular brasileira. Além do piano e voz, o show conta com Silvia Beraldo (sax e flauta), Alexandre Vicente (contrabaixo) e Victor Bub (bateria). Balanço da Bossa, arranjos exclusivos que valorizam a performance de cada músico.

O QUÊ: Projeto “Sexta no Jardim“, com Denise Castro Quarteto
QUANDO: sexta-feira, dia 16, às 18 horas
ONDE: Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa, Praça 15 de Novembro, 227, Centro, Florianópolis, fone (48) 3028-8090
QUANTO: gratuito
Informações: Susana Bianchini - (48) 3028-8090 / 9989-5751


Nenhum comentário: