terça-feira, 20 de maio de 2008

Maratona de Leitura em Florianópolis (Italo Calvino com Carlos Henrique Schroeder)

Maratona de Leitura em Florianópolis (Italo Calvino com Carlos Henrique Schroeder)

Dias 26, 27 e 28 de maio no SESC Prainha, das 19h às 22h.

Um espaço onde a literatura é utilizada como instrumento privilegiado de interpretação da realidade. A discussão promove o entendimento, a reflexão e a aproximação do seu conteúdo com o mundo de hoje. Espaço aberto para leitores iniciantes ou avançados.
Leitura e discussão da obra As cidade invisíveis de Italo Calvino, com Carlos Henrique Schroeder. Todos os presentes recebem o livro para leitura durante a Maratona, e ao final, certificado de participação.

O LIVRO: Em As Cidades Invisíveis (1972), Italo Calvino extrapola os fatos possíveis e imagina um diálogo fantástico entre "o maior viajante de todos os tempos" e o famoso imperador dos tártaros. Melancólico por não poder ver com os próprios olhos toda a extensão dos seus domínios, Kublai Khan faz de Marco Polo o seu telescópio, o instrumento que irá franquear-lhe as maravilhas de seu império. Polo então começa a descrever minuciosamente 55 cidades por onde teria passado, agrupadas numa série de 11 temas: "as cidades e a memória", "as cidades e o céu", "as cidades e o mortos" etc. As visões, projetadas numa rigorosa arte combinatória, bebem de muitas fontes, desde as Mil e Uma Noites até as megalópoles que vemos no cinema. O resultado é um livro extraordinário e indefinível. Em nenhuma outra obra Italo Calvino levou tão longe os valores que considerava fundamentais à sobrevivência da "espécie literária": leveza, rapidez, exatidão, visibilidade, multiplicidade e consistência. O leitor verá que é impossível não se perder nessas cidades, como é impossível não se enredar nessas teias de palavras.

O ASSESSOR: Carlos Henrique Schroeder é autor de oito livros, dentre eles A rosa verde (Edufsc) e Ensaio do Vazio (7 letras). É editor da Design Editora e da Editora da Casa e assessor do SESC Santa Catarina na área de literatura. É curador da Feira do Livro de Jaraguá do Sul e do Festival Literário do Mar. É cronista fixo (escreve aos sábados) nos jornais A notícia e O Correio do Povo e suas oficinas já formaram mais de uma centena de escritores.
Inscrições com Cristina Gadotti, pelo e-mail cristinagadotti@ sesc-sc.com. br ou pelos telefones (48) 3229-2200 / 3229-2208. Endereço: Travessa Syriaco Atherino, 100, Centro - Florianópolis – SC.

VAGAS LIMITADAS!

Nenhum comentário: