segunda-feira, 26 de maio de 2008

Maratona de Leitura começa hoje, no Sesc de Florianópolis

Cultura
Visões da cidade
Maratona de Leitura começa hoje, no Sesc de Florianópolis

O livro As Cidades Invisíveis, do escritor Italo Calvino, será a estrela principal da Maratona de Leitura, evento que começa hoje e vai até estaquarta-feira, no Sesc Prainha, em Florianópolis, sempre das 19h às 22h.O encontro, voltado a leitores iniciantes ou avançados, promove um momento de reflexão em que a literatura serve de ferramenta para interpretação da realidade. As vagas são limitadas.A leitura e discussão da obra será coordenada pelo escritor catarinense Carlos Henrique Schroeder. Todos os participantes recebem um exemplar do livro para leitura durante a maratona e um certificado ao final do evento.O livro As Cidades Invisíveis, publicado em 1972 pelo italiano (nascido em Cuba) Italo Calvino (1923-1985), narra um diálogo fantástico entre Marco Polo e o famoso imperador dos tártaros, Kublai Khan.Descontente por não poder ver com os próprios olhos toda a extensão dos seus domínios, Kublai Khan faz de Marco Polo o seu telescópio, um instrumento para que ele possa admirar as maravilhas de seu império. Marco Polo começa, então, a descrever minuciosamente 55 cidades por onde teria passado, agrupadas numa série de 11 temas, como "as cidades e a memória", "as cidades e o céu", "as cidades e o mortos" e outros.Nesta obra, Calvino aplica em sua técnica narrativa alguns dos valores que ele considerava imprescindíveis na literatura - rapidez, exatidão, visibilidade, multiplicidade e consistência. As visões das cidades de Italo Calvino são projetadas num sistema combinatório que remete às Mil e Uma Noites e, inclusive, as representações urbanas das megalópoles no cinema.Carlos Henrique Schroeder é autor de A Rosa Verde (EdUFSC) e Ensaio do Vazio (7 letras). O escritor também é curador da Feira do Livro de Jaraguá do Sul e realiza oficinas literárias.As inscrições para a Maratona de Leitura devem ser feitas com Cristina Gadotti, pelo e-mail cristinagadotti@sesc-sc.com.br ou pelos telefones (48) 3229-2200 e (48) 3229-2208. O Sesc Prainha fica na Travessa Syriaco Atherino, 100, no Centro.
Agenda SC
Florianópolis
Exposição - Julia Iguti, Marina Takase e Marina Uehara são as artistas plásticas convidadas para a exposição comemorativa ao centenário da imigração japonesa no Brasil. A mostra começa amanhã, às 19h30min, e permanece aberta à visitação até o dia 22 de junho, no Museu de Arte de Santa Catarina, no CIC. Gratuito.
Livro - Educação Sexual - Um desafio, uma conquista é o livro que Marilys de Souza Barreto lança hoje, às 19h, na Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping. O livro é da Editora Pandion e custa R$ 28.
Fotografia - Luciene e Walfredo Kumm apresentam no Hall Brasil Telecom o ensaio O tempo não tem pressa em Cabo Polônio, região norte do Uruguai. Visitação das 8h às 17h, na Av. Madre Benvenuta, 2080. Gratuito.
Exposição - Aço e Forma é o nome da mostra que a artista espanhola Isabel Mir apresenta até amanhã na Livrarias Catarinense no Espaço Cultural da Megastore, no Centro. Visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h. Aos sábados, das 9h às 16h. Gratuito.
Oficina - Melissa Ferreira ministra Oficina de Teatro, a partir de 28 de maio, no Centro Integrado de Cultura - CIC (Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5.600). No programa jogos, improvisações e expressão corporal. As aulas são sempre às quartas-feiras, das 15h às 17h30min e custam R$ 85 por mês. Informações pelo (48) 9116 1564.
Quadros - Sheilla Liz expõe seus trabalhos no Espaço Cultural do Hotel Valerim Plaza (Rua Felipe Schmidt, 705- Centro) até o dia 12 de junho. Visitação das 9h às 18h. Gratuito.
Desenhos - A exposição O Fantástico no Desenho de Meyer Filho permanece aberta à visitação até o dia 30 de maio, na sala Vento Sul do Museu Hassis (Rua Luiz da Costa Freysleben, 87, Itaguaçu). Visitação de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h20mi às 18h. Gratuito.
Prêmio - A Câmara Brasileira do Livro encerra dia 30 de maio o prazo de inscrições para o Prêmio Jabuti. Informações pelo www.premiojabuti.org.br. O Prêmio Jabuti, a mais tradicional e conceituada distinção literário do país, festeja 50 anos em 2008.
Francês - O Clube de Conversação de Francês se reúne na próxima quinta-feira, às 18h30min, no Espaço Cultural da Megastore da Livrarias Catarinense (Rua Felipe Schmidt, 60). Gratuito.
Objetos - E o lixo se fez arte é a exposição assinada por Jorge Marinho e Neíse Soares que está aberta a visitação no espaço cultural do Angeloni Beira-mar até o dia 30 de maio. Visitação das 9h às 23h30min. Gratuito.
Arte - A exposição Um Século de Arte de Gilberto Chateaubriant permanece do Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) até o final do mês. A mostra é formada por 170 quadros dos mais renomados artistas do mundo. Gratuito.
Balneário Camboriú
Fotografia - Ignes Santos, Lilian Annuseck, Elmo Weise, Erica Junkes, Gilberto Hãrbe, Waldemar Fernandes Nunes, Lanny Jandt e Rubens Heusi são os artistas que integram a mostra Almaberta na Galeria de Arte de Balneário Camboriú (Rua 2412, 111). Visitação até 6 de junho, das 14h às 12h e das 14h às 19h. Aos sábados, o espaço abre das 9h às 12h.
Blumenau
Show - Músico inglês Thomas Jay se apresenta dia 30 de maio, às 19h, na sede do Cultura Inglesa (Rua Marechal Floriano Peixoto, 303). Gratuito.
Itajaí
Desenhos - A mostra de desenhos de Luis Uberti permanece aberta à visitação até o dia 16 de junho, na Galeria Fayal de Artes Visuais (Anexo ao Colégio Cenecista Pedro Antônio Fayal - Rua Alfredo Trompowski, 153 - Vila Operária). Gratuito.

Nenhum comentário: