segunda-feira, 19 de maio de 2008

Lançamento do projeto apoiado pelo Funcultural reúne produtores culturais, maestros, estudantes e músicos no TAC, em Florianópolis


Vem aí o Circuito Catarinense de Orquestras 2008
Lançamento do projeto apoiado pelo Funcultural reúne produtores culturais, maestros, estudantes e músicos no TAC, em Florianópolis

Será realizada nesta quarta-feira, dia 21, às 9 horas, o lançamento do Circuito Catarinense de Orquestras 2008, no Teatro Álvaro de Carvalho - TAC, com um café da manhã no Salão Nobre e apresentação da Orquestra Sinfônica nas Comunidades. O Circuito Catarinense de Orquestras é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e apoio do Funcultural.
Em sua segunda edição, o projeto de música clássica recebe recursos de R$ 2,5 milhões pelo fundo de incentivo estadual. “Este é um acontecimento cultural importante em Santa Catarina , porque conseguimos atingir uma grande fatia da população. No ano passado, 75 mil pessoas prestigiaram os concertos do Circuito Catarinense de Orquestras e queremos superar estes números em 2008” , afirma o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel. “É mais uma ação voltada para a descentralização da cultura em Santa Catarina ”, lembra a presidente da FCC, Anita Pires.
O calendário deste ano prevê 72 apresentações, em diferentes regiões do Estado. A programação conta com a participação de dez orquestras catarinenses: Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (OSSCA), Camerata Florianópolis, Orquestra de Câmara de Blumenau, Orquestra Filarmônica de Jaraguá do Sul, Orquestra Sinfônica das Comunidades, Orquestra Sinfônica de São Joaquim, Orquestra Sinfônica de Florianópolis, Orquestra de Câmara de Caçador, Orquestra da FURB de Blumenau e Orquestra da SOCIESC.
Exceto as duas últimas, todas as anteriores estiveram na primeira edição do Circuito Catarinense de Orquestras, em 2007. Para o coordenador do projeto na Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Eduardo Macedo, o acesso à música de “alta qualidade” era restrito antes aos maiores municípios do Estado. “O Circuito estendeu este privilégio a todos, de maneira democrática. O objetivo do projeto é também prover a manutenção básica de nossas orquestras, estimulando a preservação desse importante segmento artístico”, conclui o gestor cultural.


Serviço
Lançamento do Circuito Catarinense de Orquestras 2008
Data: quarta-feira, 21 de maio
Horário: 9 horas
Local: Salão Nobre do Teatro Álvaro de Carvalho – Rua Marechal Guilherme, 26, Centro, Florianópolis

Mais informações:
Christiane Balbys – Coordenadora de Comunicação Secretaria de Estado de Turismo,Cultura e Esporte
48 9101 1462 – cbalbys@sol.sc.gov.br
Mariana Vieira – ASCOM - Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte
48 3212 1935 - mari@sol.sc.gov.br e imprensa@sol.sc.gov.br

Nenhum comentário: