segunda-feira, 26 de maio de 2008

Encontros de Maio

Encontros de Maio

Extensa programação cultural, literária e filosófica marca o evento

O escritor Zuenir Ventura, o músico e escritor Gabriel, O Pensador, o médico e atual secretário do Verde da Prefeitura de São Paulo, Eduardo Jorge, são alguns dos convidados dos Encontros de Maio 2008, que serão realizados nos dias 26, 27 e 28 de maio no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. O evento, promovido pelo instituto de pesquisa, editora e organização não-governamental Cidade Futura em parceria com a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), terá uma extensa programação cultural, literária e filosófica que contempla lançamento de livros e palestras.
Também será lançada a campanha Biblioteca Bom de Ler, que resultará na montagem de três acervos com cerca de 200 títulos da literatura brasileira ou traduzida que vão constituir a biblioteca itinerante da Estação Bom de Ler, a biblioteca organizada junto à Fundação Catarinense de Cultura e uma terceira biblioteca, montada no escritório-sede do Instituto Cultural Bom de Ler. Os interessados em participar devem trazer um dos títulos sugeridos pelo projeto Bom de Ler, e em troca ganharão um dos livros de Gabriel, O Pensador - “Diário Noturno” ou “Um Garoto chamado Rorbeto”.
“Será uma ótima oportunidade para debater assuntos diversificados como a luta contra a ditadura no Brasil, a cultura brasileira na perspectiva do teatro e até o equilíbrio ambiental”, lembra a presidente da FCC, Anita Pires. “Recriamos o Encontros de Maio, que foi realizado pela primeira vez a dez anos, a partir de um ‘antes’ e um ‘depois’ de 1968. Nestes Encontros de juventude e de gerações, concentramos esforços para afirmar a vida e nossa fé nesta criação de liberdades e infinitas possibilidades, que marcam e marcaram esta passagem de século e de milênio”, afirma o idealizador do evento e coordenador da Cidade Futura, José Paulo Teixeira,


Mais informações: www.cidadefutura.com.br - telefones (48) 3233 5282 / 9911-1782 ou 9972-0613 (José Paulo Teixeira)
Anexo: foto de Zuenir Ventura e programação completa
PROGRAMAÇÃO - Encontros de Maio 2008
Dia 26 de maio 2008 – segunda-feira 16:00 horas – Vida VIRAGEM : "Cultura de paz, juventude e medo-ambiente!" (abertura temática dos 'Encontros de Maio 2008' com parceiros e convidados)
Participações especiais de Amneris Maroni (filósofa e psicanalista) e Tatiana Levy (escritora e tradutora) e de outros convidados já presentes nos Encontros.
17:00 horas - Lançamento do livro “Eros na passagem”, de Amneris Maroni, filósofa e psicanalista, Unicamp/SP. 17:30 horas – Lançamento do livro "A chave da casa", de Tatiana Salem Levy, escritora e tradutora/Rio. 18:00 horas - Conferência de abertura: "Equilíbrio Ambiental. É possível governar pensando nisso?", com Eduardo Jorge, médico e atual secretário do Verde da prefeitura de São Paulo. 20:00 horas – encerramento do primeiro dia no CIC. Dia 27 de maio – terça feira *Viragem cultural no Centro Integrado de Cultura – Cinema do CIC 14:30 horas - Cultura Brasileira na perspectiva do Teatro, com Romário Borelli/PR, autor de O Contestado. 16:30 horas - Tradução fílmica, com Maria Célia Martirani/Universidade de São Paulo, autora de Recontando. 18:30 horas – Encerramento do segundo dia no CIC. Dia 28 de maio 2008 – quarta-feira

* Dar o que pensar em Atos!* Cidade Futura – 10 anos
14:30 horas - ¨Eu que nasci depois de 68" e escrevi todas essas coisas – histórias contadas do ‘Diário Noturno’ - uma conversa com Gabriel, O Pensador* e sessão de autógrafo em espaço anexo, depois de sua apresentação. 16:30 – ‘¨1968 – O que fizemos de nós", uma conversa com Zuenir Ventura*, jornalista e escritor, que dá detalhes do significado de seu novo livro quarenta anos depois. * A conversa com Zuenir registra os 10 anos da ‘Oficina de projeto Cidade Futura’, lançada nos Encontros de Maio de 1998. Zuenir volta a Floripa para nos Encontros 2008 conversar sobre o seu novo livro 1968 – O que fizemos de nós, editora Planeta. O escritor fará sessão de autógrafo do seu livro em local anexo ao auditório do Cic.
* *A conversa com Gabriel registra o lançamento da campanha pela ‘biblioteca Bom de Ler”, do Instituto Cultural Bom de Bola – Parati, com apoio cultural da Cidade Futura e Fundação Catarinense de Cultura, entre outros parceiros. O escritor-artista faz lançamento e sessão de autógrafo dos seus livros Diário Noturno e Um garoto chamado Rorbeto. * * * Os livros de Zuenir Ventura (editora Planeta) e de Gabriel O Pensador (Cosaic Naif e Hip Hop), entre outros, já integram o primeiro lote do ‘banco de livros’ destinados para a formação da ‘biblioteca Bom de Ler’.
* * * * A campanha pela ‘biblioteca Bom de Ler’ será lançada no dia 28 de maio de 2008. Saiba como participar e outras informações nos sites www.cidadefutura.com.br ; www.fcc.sc.gov.br; www.bomdebola.org.br – telefones (48) 3233 528218:30 - Encerramento dos Encontros de Maio 2008. *** 1968 - 40 anos!
No dia 29 de maio, quinta-feira, a Cidade Futura realiza em parceria com a Fundação Catarinense de Cultura, a UFSC e a Assembléia Legislativa de Santa Catarina os atos ‘1968 – 40 anos!
Em sessão solene da Assembléia Legislativa, serão feitas algumas homenagens a catarinenses que viveram intensamente os anos 60 e a palestra-lançamento do livro “1968: O que fizemos de nós”, do escritor e jornalista Zuenir Ventura.
Os Atos “1968 – 40 anos!” será realizado no plenário da Assembléia Lesgislativa, a partir das 16 horas. Consulte a programação oficial da Assembléia nos sites dos organizadores. Oficinas de Maio - Conversas - projetos - lançamentos ‘Oficina de Maio’ com Amneris Maroni
Tema: “Eros na Passagem: uma leitura de Jung a partir de Bion” e “E por que não? Tecendo outras interpretações”. Data: 26 de maio de 2008 Hora: 09:00 às 12:00 horas da manhã Local: Salão das Flores – Hotel Quinta da Bica Dágua Curso com Tatiana Levy
Data: 27 e 28 de maio de 2008 Tema: *A experiência do Fora: Blanchot, Foucault e Deleuze. Hora: das 8:00 às 12:00 horas da manhã Local: Auditório do CCE – Centro de Comunicação e Expressão/UFSC Atenção! - Dia 29 de maio – quinta feira
16:00 horas - 1968 - 40 anos! sessão solene na Assembléia Legislativa/SC 17:00 horas - Palestra com Zuenir Ventura e lançamento do livro 68 – O que fizemos de nós, anexo plenário da Assembléia. Ver programação oficial da Assembléia.
Realização e apoios Assembléia Legislativa de SC, Fundação Catarinense de Cultura, UFSC e Cidade Futura Nas tardes de maio VIDAS CONTADAS

As folhas caem. As flores de maio não morrem jamais.
Nas Tardes de Maio acontecem as Oficinas literárias e filosóficas na tenda experimental do projeto Bom de Ler.
Durante três dias (26 - 27 E 28), os Artistas da Palavra convidados pela Cidade Futura e a Fundação Catarinense de Cultural, participam da VIDA CONTADA – histórias de crianças e jovens na Estação Cultural BOM DE LER*.

* * * * *
O projeto Bom de Ler é uma iniciativa do Instituto Cultural Bom de Bola, com investimento social da Parati, o apoio cultural da Cidade Futura e da Fundação Catarinense de Cultura. Mais informações: www.bomdebola.org.br/bomdeler As oficinas aconteces nas tardes de maio, na tenda Bom de Ler montada em frente do CIC. Conheça a programação.
Autores e palestrantes
Amneris Maroni (‘Eros na passagem’ e ‘E Por que não?’), filósofa e psicanalista e professora da UNICAMP. Eduardo Jorge (da secretaria do Verde do município de São Paulo), médico e ecologista.
Gabriel, O Pensador (‘Um garoto chamado Rorbeto’ e ‘Diário Noturno’), parceiro da Cidade Futura e da Instituto Cultural Bom de Bola - Parati no projeto Bom de Ler. Maria Célia Martirani (de ‘Recontando’ e vários contos publicados), professora, tradutora e escritora. Romário Borelli (autor de ‘O contestado’), pesquisador e diretor de teatro, ex-integrante do Arena, participou de grandes montagens como como “Roda Viva”. Tatiana Levy (de ‘A experiência do Fora’ e ‘A chave da casa’), talento da nova geração de escritores brasileiros reconhecidos; é tradutora e doutora em literatura. Zuenir Ventura (’68 – o ano que não terminou’ e ’68 – o que fizemos de nós’), jornalista e um dos personagens que viveu e vive intensamente as gerações de juventude de maio de 1968 a 2008 – é será um dos homenageados da Cidade Futura nestes Encontros. Na sua ‘missão impossível’ de contribuir para ‘Republicar o Brasil’, a Cidade Futura convidas seus leitores, autores e projetos parceiros para conversar com os artistas da palavra, participar das Oficinas de Maio e na criação experimental da Estação Cultural Bom de Ler com o lançamento da campanha pela ‘Biblioteca Bom de Ler’ – uma iniciativa do Instituto Cultural Bom de Bola que tem o investimento social da Parati, o apoio cultural da Cidade Futura e o apoio institucional da Fundação Catarinense de Cultura. Você pode também participar dos lançamentos de livros e projetos que registram os 10 anos da Cidade Futura. Realização Cidade Futura Apoios institucionais Fundação Catarinense de Cultura e da Universidade Federal de Santa Catarina com as inscrições UFSC/CCE-CFH-CED.
Deluana BussAssessora de ComunicaçãoFundação Catarinense de Cultura (FCC)fone: (48) 3953-2383 / 9617-9302email: imprensa@fcc.sc.gov.brsite: www.fcc.sc.gov.br

Nenhum comentário: