sexta-feira, 2 de maio de 2008

Babel é a atração do Cinema Falado


Babel é a atração do Cinema Falado


O filme do Cinema Falado desta quinta-feira, dia 8 de maio de 2008, é Babel. Terceiro longa do diretor mexicano Alejandro González-Iñárritu, esta produção de 2006 tem no elenco Cate Blanchett, Brad Pitt e Gael García Bernal. A mediadora da noite é a professora do Curso de Cinema da Unisul, Alessandra Brandão, especialista em Comunicação Comparada - Cinema e Vídeo - e mestre em Cinema Latino-Americano . A entrada é gratuita e a sessão começa às 18h30min na Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles, que fica na Rua Victor Meirelles, 59, Centro, Florianópolis.

Um ônibus repleto de turistas atravessa uma região montanhosa do Marrocos. Entre os viajantes estão Richard e Susan, um casal de americanos. Ali perto os meninos Ahmed e Youssef manejam um rifle que seu pai lhes deu para proteger a pequena criação de cabras da família. Um tiro acidental atinge o ônibus, ferindo Susan. A partir daí o filme mostra como este fato afeta a vida de pessoas em vários pontos diferentes do mundo: nos Estados Unidos, onde Richard e Susan deixaram seus filhos aos cuidados da babá mexicana; no Japão, onde um homem tenta superar a morte trágica de sua mulher e ajudar a filha surda a aceitar a perda; no México, para onde a babá acaba levando as crianças; e ali mesmo, no Marrocos, onde a polícia passa a procurar suspeitos de um ato terrorista.

Babel ganhou o Oscar de Melhor Trilha Sonora, além de ser indicado nas categorias de Melhor Filme, Diretor, Atriz Coadjuvante (Adriana Barraza e Rinko Kinkuchi), Roteiro Original e Edição. Venceu o Globo de Ouro de Melhor Filme - Drama, além de ter sido indicado nas categorias de Melhor Diretor, Ator Coadjuvante (Brad Pitt), Atriz Coadjuvante (Rinko Kikuchi e Adriana Barraza) e Roteiro. Também Ganhou o BAFTA de Melhor Trilha Sonora, e foi indicado nas categorias de Melhor Filme, Diretor, Roteiro Original, Fotografia, Edição e Som. O filme recebeu ainda mais duas indicações: ao César de Melhor Filme Estrangeiro e ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de Melhor Filme Estrangeiro. Por fim, ganhou os prêmios de Melhor Diretor, o Prêmio Ecumênico do Júri e o Grande Prêmio Técnico, no Festival de Cannes.

O projeto Cinema Falado acontece desde 2006, quinzenalmente, no Museu Victor Meirelles. Com uma dinâmica simples, o projeto valoriza a conversa e a análise do filme, contando com a ajuda de um mediador que faz a introdução do tema logo após terminar a exibição. Escolhidos por sua capacidade de mexer com temas um tanto polêmicos, sejam em produções contemporâneas ou não, os filmes do Cinema Falado têm a característica de provocar o debate, a análise e a reflexão. Afinal, o bom da história é poder reunir pessoas pra um grande bate-papo sobre o filme que acabaram de assistir.

Neste sentido, mais uma vez se colocando como pólo difusor de cultura, o Museu Victor Meirelles disponibiliza as suas instalações eficientes, mesmo que modestas, para que a comunidade possa dispor de um local, no centro da cidade, voltado para um evento gratuito e com uma proposta de discutir uma obra (de arte) cinematográfica.

----------------------------------------------------------
Cinema Falado no Museu Victor Meirelles
Filme: Babel
Direção: Alejandro González-Iñárritu
Mediação: Alessandra Brandão
Dia 8 de maio de 2008, às 18h30min
Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles
Rua Victor Meirelles, 59,Centro, Florianópolis
Entrada Gratuita

Nenhum comentário: