quarta-feira, 7 de maio de 2008

6º Semana dos Museus

Com o tema Museus Agentes de Mudança Social e Desenvolvimento o Museu Victor Meirelles apresenta, na semana de 12 a 16 de maio de 2008, uma programação especial com oficinas e visitas orientadas para a comunidade.

OFICINAS:

Trans + Forma + Ação
Dias 14 e 15 de maio das 14h às 18h
Ministrantes: Cíntia Chamas, Débora Gaspar, Guilherme Betiollo e Mariete Lopes.
Vagas: 50
Arte-Educação – Educação Patrimonial – Educação Ambiental
Oficina que abordará a educação patrimonial e ambiental e apresentará propostas de ações educativas para que o público reconheça os museus como espaços de diálogo e como agentes de mudança social e desenvolvimento.

Victor Meirelles para jovens – Composição em foco
Dia 13 de maio das 14h às 15h30 e 16h às 17h30
Ministrante: Amanda Cifuente
Faixa etária:14 a18 anos
Vagas:20 alunos por turno
Com um olhar voltado para o processo artístico, esta oficina proporcionará um diálogo entre as obras contemporâneas que se encontram na sala de exposições temporárias deste museu e propõe uma experiência prática em torno das mesmas.

Victor Meirelles para crianças – Retrato em foco
Dia 14 de maio das 14h às 15h30 e 16h às 17h30
Ministrante: Sabrina M. dos Santos
Faixa etária: de 07 a 10 anos
Vagas: 20 alunos por turno
Esta oficina buscará propor olhares diversificados para as obras de Arte. Seguindo esta proposta, será sugerida uma experiência que implicará a contextualização do tema retrato, a partir das obras de Victor Meirelles e dos artistas contemporâneos que compõe a sala de exposições temporárias deste museu.

Palco Vivo – Teatro para crianças
Dias 13, 14 e 15 de maio das 09h às 12h
Ministrante Luciene Goldfelder
Faixa etária: 10 a 13 anos
Vagas: 15
A oficina procurará proporcionar a educandos interessados em artes cênicas a oportunidade de entrar em contato com o teatro, desenvolvendo suas aptidões artísticas e seus conceitos sócio-culturais contribuindo assim para sua formação. Pretende-se estimular a comunicação através da linguagem verbal e não-verbal; sensibilizar para a descoberta de si mesmo e do outro; abordar situações novas, provocando respostas que revelem espontaneidade, observação, criatividade, percepção; expressar sentimentos e sensações; desenvolver a sociabilidade; perceber que a arte não é um fato isolado, mas acompanha movimentos sociais, econômicos, artísticos, culturais e políticos; desenvolver a expressão corporal e a voz; e integrar experiências realizadas a conhecimentos adquiridos.

APRESENTAÇÃO TEATRAL:

Alunos da oficina Palco Vivo
Dia 15 de maio às 12h
Local: Largo Victor Meirelles
Release: Os alunos participantes da oficina Palco Vivo farão uma apresentação final


VISITAS ORIENTADAS:

Visita Orientada para Conservação de Edifícios
De 12 a 16 de maio das 09h às 13h (agendamentos com duração média de 1h30min)
Guia: Michael Duarte
Vagas: 05 por turma
Serão realizadas visitas às dependências do Museu Victor Meirelles, casa natal do artista, tombada pelo IPHAN. É um dos poucos remanescentes da arquitetura do final do século XVIII e um dos pontos importantes da cidade que exige cuidados especiais para sua conservação. A oficina orientará os interessados sobre os conceitos e a necessidade da conservação de edifícios históricos.

Visita Orientada para Conservação de Acervos
De 12 a 16 de maio sempre às 14h às 18h (agendamentos com duração média de 1h30min)
Guia: Sandra Checluski
Vagas:10 por turma
O Museu Victor Meirelles é, hoje, uma das referências na área de conservação preventiva de obras de arte. Tal evento visa dividir e difundir as informações pesquisadas e realizadas no Museu Victor Meirelles para o público jovem conscientizando-o para a necessidade de se conservar bens patrimoniais.

Todos os eventos são gratuitos.

As inscrições podem ser feitas até o dia 09 de maio pelo fone: 3222-0692 ou até o dia 11 de maio pelo e-mail museu.victor.meirelles@iphan.gov.br informando o evento, nome e telefone para contato.

Para saber mais sobre o museu, acesse o site: www.museuvictormeirelles.org.br

Nenhum comentário: