quinta-feira, 17 de abril de 2008

Bate-papo com Nelson Pereira dos Santos

Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e a Cinemateca Catarinense promovem na segunda-feira, dia 21 de abril, às 18 horas, no cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, um bate-papo informal com o premiado diretor Nelson Pereira dos Santos, primeiro cineasta eleito para a Academia Brasileira de Letras. Em sua carreira de mais de 50 anos, ele realizou 24 filmes de longa-metragem, entre os quais clássicos como “Rio, 40 graus”, “Vidas Secas” e “Memórias do Cárcere”. Nelson está em Florianópolis para filmar cenas para o filme “O Homem Iluminado”, sobre o músico Tom Jobim.

Segundo Nelson, a capital catarinense foi escolhida para cenário devido a sua exuberante beleza natural, já que um dos temas que mais cativava Tom era justamente a natureza. O diretor conta que o filme será um retrato afetivo do maestro, criado com os depoimentos dos familiares e amigos, no Rio, em Nova York e Los Angeles e com extenso material de arquivo audiovisual.

O filme será desenvolvido em três atos, cada um centralizado sucessivamente nas memórias de Helena, a irmã (em cuja biografia o filme foi inspirado), de Thereza, a primeira mulher, e de Ana, com quem viveu até o fim. Contará também com os depoimentos dos filhos e netos, parentes, amigos, de todos aqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo e, principalmente, com a fala dele mesmo, expondo seu pensamento reconhecidamente original sobre a música, o Brasil e a natureza. Deluana BussAssessora de ComunicaçãoFundação Catarinense de Cultura (FCC)fone: (48) 3953-2383 / 9617-9302email: imprensa@fcc.sc.gov.brsite: www.fcc.sc.gov.br

Nenhum comentário: